CONSTRUÇÃO DE OBJETOS UTILITÁRIOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO PEDAGÓGICA DO ENSINO APRENDIZAGEM DE DESENHO TÉCNICO NA ÁREA DE ENGENHARIA
Resumo
Relata-se uma Experiência do Ensino em Desenho Técnico que foi desenvolvida empregando se variados recursos do campo da Expressão Gráfica, no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS. A proposta objetivou a idealização de um projeto autoral de um objeto utilitário, a ser materializado utilizando diferentes formas de representação gráfica plana (perspectiva e vistas ortográficas) e espacial (modelamento físico). Com uma proposta que buscou explorar situações de aprendizagem a partir de problemáticas da realidade e motivações pessoais. Ao mesclar informação (teoria) com criatividade (criação de Projeto autoral de tema livre), permite se que o aluno sinta se capaz, atuante e possua potencial para criar e ser protagonista das suas invenções. Após todas as etapas que permearam a construção dos objetos, orientados pela professora, foram confeccionados conforme planejado e apresentados como parte da avaliação. Contribui significativame, pois Percebe-se que as práticas relatadas possuem ampla abrangência e potencial no processo de ensino aprendizagem, sendo essa proposta aplicável tanto a cursos de Bacharelado como de Licenciatura.