PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS: EFEITO ESTUFA E O IMPACTO AMBIENTAL NOS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

  • Tanise da Silva Moura UFFS - Campus Cerro Largo
  • Vanessa de Souza
  • Danusa de Lara Bonotto
Palavras-chave: Modelagem, Ecossistemas, Efeito Estufa

Resumo

Planejar práticas pedagógicas que estimulem processos interativos entre os alunos e os considerem corresponsáveis por suas aprendizagens é importante quando se almeja um ensino de qualidade, crítico e reflexivo. Nesse sentido, este texto tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência com Modelagem nas Ciências - MC a partir do tema “efeito estufa e os impactos ambientais nos ecossistemas brasileiros”. O objetivo da PM consistiu em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto a paisagem, quantidade de água, tipo de solo, disponibilidade de luz solar, temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas, além de possibilitar a compreensão dos impactos ambientais. Para tal, seguiu-se os procedimentos da MC, a qual perpassa por três etapas: 1) Percepção e Apreensão na qual foi realizada uma roda de conversa, a fim de reconhecer os conhecimentos iniciais dos alunos sobre o tema, enfatizando como e porque ocorre o efeito estufa nos ecossistemas brasileiros e quais são as causas; 2) Compreensão e explicitação na qual os alunos foram organizados em grupos para obterem informações sobre os principais ecossistemas brasileiros da região sul e os motivos pelos quais o efeito estufa tem grande impacto ambiental sobre eles e 3) Significação e Expressão, na qual os alunos expressaram suas compreensões acerca da pesquisa realizada através da construção de maquetes que representaram os impactos do efeito estufa nos ecossistemas brasileiros da região sul. Os modelos organizados pelos alunos foram socializados e a partir das discussões/intervenções dos professores e dos colegas, foram modificados e validados. A reflexão sobre a prática realizada, permitiu reconhecer a importância da roda de conversa, pois possibilitou um espaço de fala e escuta e permitiu evidenciar as compreensões iniciais dos alunos sobre a temática. Ainda, o ato de buscar informações na rede mundial de computadores possibilitou aos alunos a formulação de perguntas ressignificando e possibilitando melhor compreensão sobre o processo de obtenção de informações. Nas maquetes apresentadas, a própria organização dos alunos possibilitou perceber o estabelecimento de papéis distintos entre eles, os quais foram acordados num processo de negociação, organização e planejamento. Ainda, a produção dos modelos – maquetes permitiu a mobilização e socialização dos conhecimentos reorganizados por eles durante o desenvolvimento da prática de MC e tornou a aula mais atrativa. Destaca-se, que a atividade convocou os alunos e professores a tornarem-se mais interativos nos processos de ensino e de aprendizagem. Entretanto,  há desafios que necessitam ser transpostos como o tempo para o planejamento e desenvolvimento de práticas de MC.

Publicado
24-10-2023