EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A PUBERDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA DE CHAPECÓ-SC
Palavras-chave:
Educação em saúde, Extensão universitária, Promoção de saúde, Saúde ColetivaResumo
Introdução: A Extensão Universitária desempenha um papel essencial na formação dos estudantes de Medicina, ao permitir a aplicação prática dos conhecimentos acadêmicos e o contato direto com a comunidade. Objetivos: Relatar a experiência de uma atividade de extensão universitária voltada para adolescentes de uma escola Básica Municipal. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de extensão desenvolvida em novembro de 2024 por discentes do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), vinculados à disciplina Projeto Integrador Interdisciplinar de Extensão III, na Escola Básica Municipal Herbert de Souza, no município de Chapecó-SC. Resultados e Discussão: A ação teve como objetivo promover educação em saúde sobre a puberdade, abordando de forma acessível e acolhedora as mudanças físicas e emocionais características dessa fase do desenvolvimento humano. Como estratégia de aproximação com as reais dúvidas dos alunos, foi disponibilizada previamente uma caixa de perguntas, permitindo que estudantes do 5º ao 7º ano registrassem anonimamente suas inquietações. Entre os questionamentos mais frequentes estavam: “O que é puberdade?”, “Quais mudanças físicas ocorrem?” e “O que é menstruação?”. Esses registros serviram como base para o planejamento da atividade. A ação, caracterizada nesse relato de experiência, foi estruturada em três momentos principais: apresentação com slides, demonstração prática com manequins anatômicos e espaço para perguntas e respostas. Os recursos visuais facilitaram a compreensão e tornaram o conteúdo mais atrativo. Durante o segundo dia, coincidências de horário com aulas de Educação Física exigiram adaptação da equipe, que utilizou estratégias dinâmicas para manter o engajamento dos estudantes. O envolvimento dos participantes evidenciou o sucesso da abordagem adotada, promovendo a escuta ativa, o esclarecimento de dúvidas e o respeito às diferentes vivências da puberdade. A interação foi marcada por interesse, participação espontânea e troca de saberes. Para os estudantes de Medicina, a experiência proporcionou desenvolvimento de habilidades de comunicação, escuta qualificada e educação popular, aspectos fundamentais para a formação integral e humanizada. Considerações Finais: A atividade reforça o potencial da extensão universitária como ferramenta de transformação social, promovendo benefícios mútuos entre universidade e comunidade.