PREVALÊNCIA DEANSIEDADE EM ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Luiz Martins Freitas da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Eric Gabriel Serpa Brunhara Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Ruan Gabriel Behling Nunes Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Michelli Fontana Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • José Renan Gonçalves Mendes Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Kauana Eduarda Jank Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Patrícia Haas Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

estudantes de medicina, transtorno de ansiedade generalizado, saúde mental, angústia psicológica

Resumo

Introdução: A ansiedade é uma resposta natural do organismo ao estresse, mas, quando excessiva, pode se tornar um transtorno mental. Essa é uma realidade crescente entre estudantes de medicina, o que reforça a importância de analisar o tema. Esta análise amplia o olhar sobre a questão ao considerar dados de diversos países, buscando compreender fatores envolvidos, padrões recorrentes e refletir sobre a saúde mental na formação médica. Objetivo: Analisar a prevalência da ansiedade entre estudantes de medicina a partir de pesquisas em diferentes países, a fim de compreender as nuances e as possíveis causas deste transtorno. Metodologia: Revisão integrativa da literatura com base em artigos da plataforma PubMed. Foram utilizados os descritores em inglês: 'medical students', 'anxiety', 'mental health', 'psychological distress', considerando o período de 2019 a 2025. Como critério de inclusão foram selecionados artigos que abordam a prevalência e os fatores associados à ansiedade entre estudantes de medicina em diferentes países. Resultados e Discussão: Foram analisados artigos sobre a saúde mental de estudantes de medicina em diferentes países, incluindo a Malásia, Portugal, China, Espanha, e Arábia Saudita. Os achados revelam importante prevalência de indicativo de ansiedade, com taxas que variaram entre 21,5% e 66%, conforme contexto cultural e métodos de avaliação de ansiedade. Alguns estudos também apontam indicativos de depressão e ideação suicida. Ao longo da graduação, observam-se mudanças nos quadros psicológicos, com destaque para a presença da síndrome de burnout em 37% dos estudantes após seis anos de curso, na Espanha. Entre os principais fatores associados estão a pressão por desempenho, carga horária excessiva, perfeccionismo e exposição constante ao sofrimento de pacientes. Fatores como sexo (feminino preferencialmente), baixa renda familiar e insatisfação com o curso se destacam como agravantes da vulnerabilidade emocional. A associação destes fatores evidencia a necessidade de estratégias para reduzir o impacto do estresse acadêmico no bem-estar e na formação profissional dos estudantes de medicina e qualidade de vida acadêmica. Considerações Finais:  O transtorno de ansiedade apresenta-se como um dos principais problemas de saúde mental enfrentado por estudantes de medicina, sendo relacionado com questões socioculturais e, principalmente, com a alta carga de responsabilidade dos alunos. Destaca-se a necessidade de intervenções institucionais focadas na promoção da saúde mental e acolhimento psicológico desses estudantes. 

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Publicado

30-05-2025