QUAL A RAZÃO DOS PRECEPTORES PERMANECEREM NA FUNÇÃO? UM ESTUDO QUALITATIVO NO CASO DO INTERNATO NA ATENÇÃO BÁSICA DO CURSO DE MEDICINA DA UFFS CAMPUS CHAPECÓ
Resumo
Introdução: O internato da Atenção Básica possibilita que os alunos tenham contato com a comunidade em que vão atuar de forma direta. Nesse cenário, o preceptor atua como facilitador e supervisor no processo de ensino aprendizagem, sendo indispensável para a realização do estágio. Objetivos: Entender a motivação da permanência dos preceptores do internato na Atenção Básica (AB) na sua função. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo no qual os 7 preceptores da AB foram convidados a participar e desses, 5 aceitaram fazer parte. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas que, após transcritas, foram analisadas sob a ótica da Hermenêutica-Dialética. O Comitê de Ética em Pesquisa aprovou o desenvolvimento do estudo por meio do parecer 3.291.611, emitido em 29 de Abril de 2019. Resultados e Discussão: O interesse na preceptoria é influenciado por múltiplos fatores. Entre eles, destaca-se o vínculo prévio dos profissionais com a instituição formadora, os participantes relatam uma maior disposição em contribuir devido à identificação com a universidade de origem. Além disso, o desejo pessoal e a satisfação em ensinar foram apontados como motivadores para a continuidade na preceptoria. Os entrevistados apontam que valorizam o desafio de ensinar e como é gratificante poder ver o crescimento dos alunos. Entretanto, o medo de assumir a função, especialmente entre profissionais menos experientes, evidencia a necessidade de maior suporte. A falta de capacitação formal para o exercício da preceptoria foi citada como um fator de insegurança e como uma falha estrutural da universidade. Os participantes sugeriram a oferta de cursos de capacitação e o acesso a recursos acadêmicos, como bibliotecas e plataformas digitais (por exemplo, UpToDate), como estratégias para melhorar o preparo dos preceptores. Conclusões/Considerações Finais: Os preceptores ingressam na atividade e nela permanecem por motivos variados. Visto a importância do papel desses profissionais para a formação dos futuros médicos, a valorização institucional, por meio de estratégias de formação e facilitação de acesso a recursos educacionais, pode fortalecer o compromisso dos preceptores e otimizar os processos de ensino-aprendizagem nas unidades de saúde.