PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO MÉDICA: RELATO DO PRIMEIRO OSCE DA LACLIM/UFFS

Autores

Palavras-chave:

Educação Médica, Avaliação Educacional, Exercício de Simulação

Resumo

Introdução:  A formação médica demanda estratégias pedagógicas que integrem conhecimentos teóricos à prática clínica. O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) configura-se como uma metodologia eficaz na avaliação de competências clínicas em contextos simulados, com foco na padronização e no realismo das situações. Em março de 2025, a Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACLIM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveu seu primeiro OSCE, visando proporcionar aos discentes uma vivência prática e estruturada. Objetivos: Relatar a experiência da diretoria discente da LACLIM na organização do OSCE, analisando criticamente os impactos pedagógicos da atividade na formação médica e no fortalecimento institucional da Liga. Metodologia: O evento foi realizado no Ambulatório de Especialidades do Esplanada, em Chapecó-SC. Foram desenvolvidas cinco estações clínicas com os seguintes temas: Transtorno Afetivo Bipolar (Psiquiatria), Apendicite (Clínica Cirúrgica), Coleta de Preventivo (Ginecologia e Obstetrícia), Cirrose Hepática e Síndrome Coronariana Aguda (Clínica Médica). Os participantes dispunham de tempo para leitura do caso e das tarefas, execução prática, e avaliação com feedback por médicos especialistas - mediante checklist estruturado. Resultados e Discussão: A organização do primeiro OSCE representou um desafio e uma oportunidade de crescimento para a diretoria discente da LACLIM. A atividade exigiu planejamento, elaboração de casos, definição de objetivos educacionais, logística e articulação com docentes. Limitações estruturais e gestão de tempo demandaram proatividade e trabalho em equipe. A experiência favoreceu o desenvolvimento de competências como: organização acadêmica e comunicação interpessoal, para além dos conhecimentos clínicos. A ação reafirmou o potencial da Liga na formação médica prática e fortaleceu seu papel institucional. A receptividade positiva, dos participantes e docentes, destacou o protagonismo estudantil como instrumento de inovação no ensino médico. Conclusão: A organização do OSCE representou uma vivência acadêmica enriquecedora para a diretoria da LACLIM, contribuindo para a formação médica além do currículo formal. A atividade reafirmou o potencial das ligas acadêmicas na qualificação do ensino e integração entre discentes e docentes. Diante dos resultados, propõe-se sua institucionalização como ação anual da Liga, com vistas à ampliação de seu impacto educacional na UFFS.

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Publicado

30-05-2025