AÇÃO DE EXTENSÃO SOBRE O SUS EM REDES SOCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cintia Canton Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Andressa Schneider Studt
  • Carolina Dacroce Dariva
  • Emanuelly Fatima Tomazelli Maertins Vieira
  • Emeline Moraes de Oliveira
  • Letícia Carolina de Moraes
  • Raquel Barboza de Souza Barros
  • Graciela Soares Fonsêca

Palavras-chave:

Redes Sociais Online, Sistema Único de Saúde, Desinformação, Equidade

Resumo

Introdução: embora o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça acesso gratuito à assistência em saúde no Brasil, ainda são frequentes as críticas à sua estrutura e funcionamento. Muitas vezes, essas percepções estão ligadas à desinformação sobre a abrangência e relevância das ações no âmbito das políticas públicas. Compreender como a população percebe o SUS é, portanto, essencial para o fortalecimento do sistema e a construção de estratégias de educação em saúde. Objetivos: relatar uma ação de extensão realizada em redes sociais, voltada à divulgação dos serviços ofertados pelo SUS e à reflexão sobre sua presença no cotidiano. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de uma atividade desenvolvida por estudantes da primeira fase do curso de Medicina de uma universidade pública, na disciplina de Saúde Coletiva I. A ação, de caráter educativo e extensionista, foi realizada em novembro de 2024, utilizando o Instagram como meio de divulgação. Por meio de postagens informativas e enquetes abertas ao público, buscou-se estimular o engajamento e a reflexão dos seguidores sobre a presença do SUS em diferentes aspectos da vida diária. As interações foram analisadas qualitativamente, considerando as percepções expressas, e respeitando princípios éticos e a privacidade dos usuários. Resultados e Discussão: a atividade revelou lacunas no reconhecimento, por parte do público, da atuação cotidiana do SUS, especialmente em áreas como vigilância sanitária, segurança alimentar e fornecimento de água potável. Ao apresentar informações sobre a atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), foi possível destacar aspectos menos visíveis, porém fundamentais, da saúde pública. A ação também favoreceu a valorização do SUS como política pública estratégica, estimulando uma visão mais crítica e ampliada sobre seu papel. Conclusões/Considerações finais: a experiência contribuiu para a formação dos estudantes envolvidos, ao desenvolverem competências em comunicação em saúde, planejamento educativo e escuta da percepção coletiva. Apesar das limitações do uso de redes sociais como ferramenta metodológica, a ação mostrou-se eficaz como instrumento de sensibilização e de aproximação entre universidade, sociedade e sistema público de saúde.

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Publicado

30-05-2025