CORRELACIONANDO O ESTILO DE VIDA E A SAÚDE DOS PROFESSORES

Autores/as

Palabras clave:

Estilo de vida, Saúde dos professores, Doenças dos professores

Resumen

Introdução: Entre os principais determinantes para a saúde, os fatores principais e decisivos são: a biologia humana, os serviços de saúde, o meio ambiente e o estilo de vida, sendo o meio ambiente e o estilo de vida fatores com maiores impactos que os demais. Dessa forma, o estilo de vida é elemento fundamental na promoção de saúde ou adoecimento e as pessoas dependem muito mais desse fator, para terem saúde, em comparação com fatores ligados à biologia humana ou o acesso aos serviços de saúde. Objetivos: O estudo teve o objetivo de investigar o estilo de vida de um grupo de professores de Concórdia (SC) e suas implicações na saúde dos docentes. Metodologia: Realizamos um estudo (aprovado em Comitê de Ética sob o número 45026621.6.0000.5564), de abordagem quanti-qualitativa, com 59 professores que atuam no Ensino Fundamental de duas escolas da Rede Municipal de Educação do município de Concórdia (SC). Para tanto, os dados foram constituídos por meio de questionário e analisados a partir da perspectiva da análise de conteúdo, em uma dinâmica de triangulação de dados. Resultados e Discussão: A análise de dados revelou que os professores de Concórdia possuem alguns hábitos saudáveis e outros prejudiciais à saúde. A maioria possui hábitos prejudiciais nos componentes: consumo diário de água pura; prática de atividades físicas; exposição solar; e, possivelmente, superávit calórico diário. Os hábitos saudáveis, por sua vez, estão relacionados aos componentes: descanso do sono; dieta alimentar (qualitativamente); consultas preventivas; e religiosidade. As principais doenças que afetam os professores são: a hipertensão/pressão alta (23,7%); as infecções respiratórias (22%); as dores/doenças crônicas (20,3%); as doenças respiratórias (18,6%); as alergias (18,6%); a queda de cabelo (16,9%); as doenças gastrointestinais (16,9%); as alterações na voz (16,9%); o estresse/ansiedade (13,6%); entre outras patologias. Desta forma, os dados nos possibilitam inferir que os professores do Ensino Fundamental sofrem de algumas doenças e/ou transtornos que poderiam ser prevenidos ou combatidos através de mudanças do estilo de vida. Conclusões/Considerações Finais: Este foi publicado (integralmente) na Revista Revisa (https://doi.org/10.36239/revisa.v14.n1.p1369a1378) e contribui ao apresentar/divulgar dados relevantes sobre a saúde de professores, fornecendo elementos para o desenvolvimento de novas pesquisas e para a promoção de saúde coletiva.

Biografía del autor/a

  • Adilson de Souza Borges, UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
    Doutor em Educação - UNIVERSIDADE DO OESTE CATARINENSE (UNOESC) Pós-doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) Acadêmico de Medicina - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO (UNC)
    Pesquisador nas áreas da Educação e Saúde
  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Pós doutorado - Universitat de de Barcelona Pós doutorado - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Doutora em Educação Matemática - UNESP Professora, Classe E, nível Associado, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus de Erechim  - Erechim, RS Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS
    Coordenadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFFS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T
    Contato (54) 33217050 Currículo Lattes

Publicado

30-05-2025