MONITORIA DE HISTOLOGIA E CITOLOGIA PARA CURSOS DA SAÚDE

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Rackel Silva Resende Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0003-3243-5212
  • Luísa Eugênio Farias Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Leonardo Barbosa Leiria Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Monitoria, Ensino, Conhecimento, Histologia, Citologia

Resumo

Introdução: O programa monitoria de ensino possui grande relevância para a formação acadêmica dos estudantes dos cursos da saúde, sobretudo, considerando que componentes curriculares básicos, como a histologia e a citologia, são disciplinas complexas inseridas em um contexto de cursos com alta carga-horária e demandas. Assim, a monitoria se apresenta com um espaço facilitador e ampliador dos conhecimentos adquiridos em aula, a partir de um ambiente que propicia a troca de saberes entre os estudantes. Objetivos: Relatar a experiência de duas estudantes do curso de Medicina que atuaram como monitoras das áreas de histologia e citologia para os alunos dos cursos de Medicina e de Enfermagem no ano de 2022. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado nas vivências das monitoras das disciplinas de histologia e citologia, ofertadas aos cursos de graduação em Medicina e Enfermagem. Resultados e Discussão: A monitoria de histologia e citologia é uma modalidade de ensino e aprendizagem e um instrumento para a melhoria do ensino de graduação, ao fortalecer a articulação entre teoria e prática. O monitor é o estudante que, interessado em se desenvolver, com auxílio e supervisão do discente responsável, contribui para o ensino e produção de conhecimento dessa disciplina na universidade. Nos encontros, realizados em sua maioria no laboratório de histologia, as monitoras abordavam assuntos pré-determinados a fim de sanar as dúvidas que surgiam após as aulas e se aprofundar mais no conteúdo curricular. Ainda, buscou-se adotar estratégias de ensino que se adequassem às necessidades dos alunos e do curso, enfermagem ou medicina, de modo que eles tenham um maior vínculo com a monitoria. Desse modo, foi criado um ambiente onde tais alunos foram encarregados de assumir um papel ativo no processo e as monitoras puderam desenvolver habilidades de comunicação e organização fundamentais para sua formação profissional. Conclusões/Considerações Finais: Pode-se concluir a importância do programa de monitoria para o entendimento do conteúdo por parte dos monitorados e o desenvolvimento de novas habilidades como oratória, criatividade e organização pelos monitores. Desse modo, é benéfico não somente para quem aprende, mas também para quem leciona.

Publicado
04-11-2023