RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE A DISCIPLINA DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL SOBRE O PROCESSO DE ENFERMAGEM

  • Maisa Marcolin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Daniela Pellizzaro Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fernanda Mayta Schaefer
  • Vitória Stormowski

Resumo

O trabalho relata a experiência durante o componente curricular de Aprendizagem Vivencial no curso de Enfermagem, enfocando o Processo de Enfermagem e seus protocolos. A metodologia incluiu encontros semanais com recursos didáticos variados, como estudo independente e atividades em grupo. Um caso clínico hipotético de Candidíase vulvovaginal sintomática foi utilizado para aplicação prática dos protocolos. Os resultados destacaram a importância do Processo de Enfermagem na tomada de decisões clínicas informadas e no desenvolvimento de planos de cuidados específicos. Apesar de desafios como a falta de coesão do grupo, a abordagem interativa dos facilitadores permitiu uma compreensão mais profunda dos protocolos. A experiência fortaleceu habilidades práticas e preparou os estudantes para os desafios do ambiente de trabalho. Em suma, o componente curricular desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento profissional dos estudantes de Enfermagem, oferecendo uma base sólida de conhecimento teórico e prático e preparando-os para uma prática clínica centrada no paciente.

Publicado
25-09-2024