DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA GESTANTES E PUÉRPERAS DURANTE A PANDEMIA
RELATO DE EXPÊRIENCIA
Palavras-chave:
Interprofissionalidade, Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC's), Educação em Saúde, Pandemia, GestanteResumo
Introdução: A gestação, o parto e o puerpério se constituem de uma sucessão de situações clínicas de mudanças e adaptações que demandam cuidados para que aconteçam de maneira saudável e natural. Devido a Pandemia, gestantes e puérperas foram classificadas como grupo de risco frente à COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde. A partir de demandas dos serviços de saúde considerando o cenário atual, os integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde – PET Saúde/Interprofissionalidade do Eixo de Educação Interprofissional em Saúde construíram um folder educativo digital com orientações, recomendações e informações pertinentes quanto ao manejo de ações para a prevenção de contaminação pelo vírus. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos bolsistas do PET-Saúde/Interprofissionalidade do Eixo de Educação Interprofissional em Saúde na construção remota de um material educativo digital. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a construção de material educativo digital a partir de demandas do serviços de saúde socializados no grupo PET-Saúde/Interprofissionalidade durante a pandemia. O material foi desenvolvido utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Resultados e Discussão: A difusão de materiais educativos em saúde tem o intuito de mediar o processo de ensino/aprendizagem e neste momento, trouxe informações pertinentes para o autocuidado e prevenção, haja vista a necessidade do distanciamento social que pode agravar e evidenciar vulnerabilidades, fragilizar momentos importantes. Para tanto, o material demonstra cuidados necessários durante a pandemia. Considerações finais: A elaboração de materiais didáticos e a sua divulgação de forma virtual são atribuições desafiadoras haja vista o acesso ao conhecimento ilimitado. Apesar de estarmos vivenciando um período complexo de restrições, é também momento de avaliar novas possibilidades de aprender e ensinar em saúde.
