BRINQUEDO TERAPÊUTICO INSTRUCIONAL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Eduarda Antonia Sartoretto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Susane Dal Chiavon
  • Eliziane dos Santos
  • Bruna Panis Albani
  • Samuel Spiegelberg Zuge
  • Crhis Netto de Brum

Palavras-chave:

Mídia audiovisuais, Infecções por coronavírus, Jogos e brinquedos, Saúde da criança

Resumo

Introdução: O Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI) aliado aos recursos audiovisuais, é uma ferramenta eficaz na promoção da saúde em meio a pandemia da COVID-19. Objetivo: Relatar a construção de um vídeo que utiliza o BTI como forma de orientar o uso de máscaras caseiras para crianças maiores de 2 anos de idade. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da produção de um vídeo que utiliza o BTI como estratégia de orientação do uso de máscaras para crianças. Foi desenvolvido pelo Programa de Extensão U.T.I.LIZAÇÃO: promovendo o BT para crianças e adolescentes que vivenciam o processo de hospitalização, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó (UFFS/SC). Resultados: Uma boneca e um urso de pelúcia interagem de forma lúdica por uma vídeo chamada explicando sobre o novo coronavírus e a forma correta do uso da máscara por crianças acima de dois anos. A construção do vídeo ocorreu com cada participante em sua residência. O material audiovisual foi divulgado por meio de plataformas digitais. Considerações finais: Em um contexto de pandemia, o recurso audiovisual aliado ao BTI tornou-se um grande aliado para o compartilhamento de conhecimento de forma lúdica às crianças.

Publicado

21-04-2024