OFICINA VIRTUAL SOBRE A LEI LUCAS E DESOBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Enfermagem; Primeiros Socorros; Obstrução das Vias Respiratórias; Educação; Pandemias.Resumo
Introdução: no cenário escolar diversas situações podem resultar em acidentes, principalmente na educação infantil, pois as crianças dessa faixa etária são mais vulneráveis.1 Assim, o conhecimento pelos professores da educação infantil sobre primeiros socorros é fundamental e neste contexto, o enfermeiro desempenha o papel de educador em saúde.2 Objetivo: relatar a experiência de enfermeiras ao ministrar uma oficina virtual sobre a Lei Lucas e desobstrução de vias aéreas para acadêmicos e professores da área da educação. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de enfermeiras ao ministrar uma oficina virtual sobre a Lei Lucas (Lei 13.722/18) e desobstrução de vias aéreas.3 A oficina foi pautada em um grupo de diálogo com a metodologia participativa, o encontro ocorreu virtualmente para possibilitar que as dúvidas fossem sanadas. Foi utilizado material digital, com fotos e vídeos. Após o término das atividades, os participantes avaliaram a atividade ministrada por meio de um questionário, no qual poderiam sugerir mudanças. Resultados e Discussão: as enfermeiras foram convidadas a realizar uma oficina sobre primeiros socorros em uma Jornada Virtual voltada a acadêmicos e professores da área da educação. Destaca-se que durante o período de isolamento social, necessário no enfrentamento da pandemia causada pelo Corona Vírus, aumentou a oferta de cursos e eventos realizados virtualmente. Pensando nesse público e no atual contexto, foi organizada uma atividade com foco na Lei Lucas e desobstrução de vias aéreas. Utilizou-se materiais teóricos, imagens e vídeos para explanação. No intuito de facilitar o entendimento dos participantes acerca das manobras de desengasgo, por não ser possível realizar atividade prática, utilizou-se uma boneca para demonstração, além de um vídeo explicativo. Após a explanação teórica e explicação dos vídeos, foi disponibilizado um momento para interação dos participantes, neste foi mencionado a importância da discussão da temática e de como foi significativo, mesmo que em tempos de distanciamento social, haver a disponibilidade de se discutir primeiros socorros. Ao final foi realizada uma avaliação, via questionário, da atividade e do evento em geral, dos 19 participantes 100% acharam muito boa a oficina, valor máximo da avaliação, e 94,7% assinalaram nota máxima em relação ao tema. Destaca-se que esta foi a primeira experiência das autoras com atividades virtuais referente a esta temática. Considerações finais: apesar das limitações técnicas para realização da oficina, por ter sido 100% online e teórica, as autoras avaliaram a atividade como satisfatória, visto que foi a primeira experiência com atividades totalmente virtuais. Os objetivos principais da oficina foram que os participantes conhecessem a Lei Lucas e conseguissem identificar e agir corretamente em situações de engasgo.
