A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAL NAS AULAS
Resumo
Este artigo visa identificar como as tdic podem ser significativas para o ensino aprendizagem de geografia. Nesse sentido o objetivo geral é descrever a importância do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Geografia na educação básica e os objetivos são: analisar as grades curriculares dos cursos de Geografia das instituições de Ensino Superior públicas e privadas com aulas presenciais, para saber quais possuem componentes curriculares que visam a formação dos licenciados em informática educativa, identificar o que a Base Nacional Comum Curricular propõe sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação associado ao ensino de Geografia no contemporâneo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica com base em artigos e capítulos e pesquisa exploratória. Os principais autores utilizados foram Milton Santos, Ana Maria de Oliveira Pereira e Nestor Kaercher. Os resultados obtidos foram que são poucas as Instituições de ensino que disponibilizam no curso de Geografia a disciplina de Informativa educativa, assim deixando o professor sem a formação inicial adequada para utilizar as tecnologias digitais.