OS ESTUDOS DA CIDADE NA SUA RELAÇÃO COM JOVENS E CRIANÇAS PARA A VIVÊNCIA CIDADÃ

  • ALANA RIGO DEON UFFS/UNIJUI
Palavras-chave: Cidade. Cidadania. Jovens

Resumo

O texto apresentado faz parte de uma pesquisa abrangente envolvendo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como da geografia, da arquitetura e urbanismo, e da literatura. O objetivo é apresentar sínteses das discussões que compõem artigos produzidos no livro “Cidade para além da forma”[1], com o intuito de trazer possibilidades de pensar um ensino na perspectiva da educação geográfica. Os textos apresentam discussões e referenciais teórico-metodológicos que nos permitem pensar a cidade para a vivência cidadã. A metodologia consistiu primeiro em selecionar os textos do livro que apresentam as palavras-chave: jovens, crianças, cidade; e após isso realizar a leitura e o resumo dos mesmos de forma a trazer seus elementos essenciais. A organização dos textos seguiu a ordem e divisão tripartite desenvolvida no livro: ler a cidade, ensinar a cidade, pensar a cidade.

 

[1] O livro faz parte da coleção Cidade: Conhecer e Interpretar para compreender o mundo da vida, organizado pelos professores Helena Copetti Callai, Tarcísio Dorn de Oliveira e Carina Copatti e foi publicado em novembro de 2018 pela editora CRV de Curitiba e conta com vinte textos, produzidos por integrantes do Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais, bem como autores convidados para compor os textos da coleção.

Publicado
15-07-2019