O evento da Semana Acadêmica de Biologia (SABio) iniciou em 2013 e desde então se voltou a fortalecer o processo de formação de professores de Ciências e Biologia e integrar os docentes da rede municipal, estadual e rede particular de ensino. De caráter plural e inclusivo, o evento sempre busca atender as expectativas dos participantes, abordando temáticas variadas nas áreas biológicas, educacionais, sociais e políticas. Desta forma, a décima edição, que ocorrerá de 01 a 05 de agosto de 2022, no formato presencial, cujo tema será “10 anos fazendo a diferença: Educação, Ciência e Sociedade”, em alusão aos dez anos do evento e que ainda contará com uma interface com a comunidade regional, em especial as escolas da região. A programação contará com palestras, oficinas, minicursos, atividade artístico-cultural e divulgação científica. O principal objetivo do evento é promover o conhecimento e aprendizagem, através do debate e da reflexão acerca das diferentes áreas da biologia e do ensino de ciências e biologia, bem como explorar novas perspectivas menos conhecidas. Por fim, a X SABio permitirá a integração entre estudantes, professores, profissionais da área e a comunidade em geral, possibilitando trocas acerca das áreas menos exploradas.