ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR ATRAVÉS DE UM CHECKLIST APLICADO EM UM RESTAURANTE, SITUADO NA CIDADE DE REALEZA

  • Leticia Thais Horst uffs
Palavras-chave: Higiene e Segurança; Lista de verificação; Estabelecimento.

Resumo

Introdução: Estabelecimentos que realizam a manipulação e/ou produção de alimentos precisam seguir normas pré-estabelecidas, como a RDC N°216/2004 e a RDC N°275/2002, visando manter um trabalho de qualidade e que garanta as condições higiênico-sanitárias aos produtos. A vista disso,  no projeto “CapacitaNutri: ações educativas sobre as Boas Práticas de Fabricação/Manipulação de Alimentos”, são aplicados checklists, os quais são capazes de verificar as condições dos estabelecimentos e subsidiar a elaboração e aplicação de treinamentos aos manipuladores e proprietários para melhorar todo o processo produtivo. Objetivo: Este trabalho possuiu como objetivo analisar os resultados obtidos por meio de um checklist aplicado em um restaurante localizado no interior do Paraná no mês de setembro de 2023. Métodos:  O restaurante analisado foi inaugurado no ano de 2023 e seu  atendimento ao público acontece no período da manhã e da tarde na forma de buffet, bem como, possui 4 funcionários, sendo apenas duas cozinheiras. Voluntárias do projeto foram até o local e aplicaram um checklist  composto pelos tópicos: edificações e instalações; equipamentos, móveis e utensílios; manipuladores; produção e transporte dos alimentos e documentação. Cada um dos tópicos possui três possibilidades de resposta, sendo conforme, não conforme e não se aplica. Os dados foram tabulados no programa ExcelⓇ, analisados por meio do cálculo de porcentagem de cada tópico; posteriormente, o treinamento foi elaborado com base nos tópicos com maior porcentagem ou seja nos que estão com mais itens em não conformidade. Resultados e discussão: após a aplicação do checklist o treinamento foi elaborado com foco nos tópicos edificações e instalações e manipuladores. Os dois tópicos foram os que apresentaram mais inconformidades, sendo que edificações e instalações apresentaram 60% de adequação e manipuladores 70%. Ainda, equipamentos, móveis e utensílios apresentou 75% de conformidade, produção e transporte teve 91% de conformidade e, por fim, a documentação não apresentou conformidades. Conclusão: o treinamento já está marcado para o mês de novembro de 2023, no qual as duas voluntárias, por meio de slides, destacaram aos funcionários as normas trazidas pelas RDCs, mantendo principalmente o foco nos dois tópicos que precisam de uma maior atenção.

Publicado
30-11-2023