REFLEXÕES DE MONITORIA EM CCR NO CURSO DE NUTRIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Hyrana_Gabriela Lucas_Guadagnini Candido Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Ensino com apoio, Qualidade no ensino, Monitor

Resumo

Introdução: A monitoria é um apoio pedagógico que auxiliar os acadêmicos no processo de aprendizagem caso tenham interesse em aprofundar ou sanar dúvidas, referente os conteúdos ofertados em sala de aula, além de proporcionar ao monitor a oportunidade de iniciação e prática docente, contudo trabalhar em equipe entre o monitor e o discente monitorado resulta na aprendizagem de ambos em relação aos conteúdos. As atividades aqui relatadas integram o projeto de monitoria dos Componentes Curriculares Regulares (CCRs) de Fundamentos da Saúde Pública (FSP) e Educação em Saúde e Nutrição (ESAN), no curso de nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza. Objetivos: Relatar a experiência de monitoria no semestre 2023.2 nos CCRs de FSP e ESAN. Métodos: Para melhorar o processo ensino-aprendizagem auxiliou-se à docente na realização de pesquisas, aplicação de atividades em sala de aula e no planejamento de atividades, disponibilizou-se horários durante a semana para atender aos docentes sanando suas dúvidas sobre trabalhos e conteúdos dos CCRs, participou-se das aulas como ouvinte e apresentou trabalhos inovadores em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no CCR de ESAN e programas do Sistema Único de Saúde (SUS) no CCR de FSP. Resultados e discussão: A monitoria proporcionou aos discentes dos CCRs uma oportunidade de aprofundar os conteúdos apresentados em sala de aula, de sanar dúvidas referente aos trabalhos e atividades passadas pela professora e de conhecer atividades inovadoras em EAN e como funciona, na prática, alguns programas ofertados dentro do âmbito do SUS. Os discentes também tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas em um espaço sem julgamentos e pressões que possam prejudicar o processo de aprendizagem dos acadêmicos dos componentes. Conclusão: A monitoria é uma oportunidade de qualificar o processo de ensino-aprendizagem dos discentes envolvidos. Os benefícios são também para a monitora, pois possibilita o desenvolvimento de competências pedagógicas resultando em um aperfeiçoamento acadêmico, desenvolvimento de habilidades e aprofundamento teórico.

Publicado
05-12-2023