VIVÊNCIAS NA MONITORIA DE ENSINO
RELATOS E EXPERIÊNCIAS NA VISÃO DO ALUNO VOLUNTÁRIO
Resumo
Introdução: A monitoria, enquanto uma modalidade de ensino, é considerada um instrumento fundamental para melhorar o desempenho do aluno na graduação, visando oferecer a vivência do discente monitor com a prática de um professor e suas atividades técnico-didáticas, contribuindo fortemente para a formação integral do aluno. Ainda, proporciona o desenvolvimento de habilidades técnicas e aprofundamento teórico do discente, permitindo o aperfeiçoamento acadêmico do monitor, estabelecendo novas práticas e experiências pedagógicas que propiciam o fortalecimento da articulação entre teoria e prática. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada no projeto de monitoria de ensino, segundo a visão do aluno voluntário. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de estudante do curso de Nutrição, realizado a partir da vivência discente na monitoria do Projeto Intitulado de “Nutrição Clínica e Dietoterapia na Prática: inserção e atuação do aluno do Curso de Nutrição no ensino, assistência nutricional e dietoterápica”, do edital Nº 29/PROGRAD/UFFS/2023. Resultados e discussão: O discente voluntário possui carga horária semanal de 10 horas, em que 8 horas são destinadas para a elaboração das atividades presenciais e o restante para realizar reuniões semanais com o docente coordenador do projeto, a fim de estabelecer tarefas e aprofundar conhecimentos. A participação teve início no semestre 2023.2 e vai de encontro com os objetivos centrais da proposta do projeto que é estimular o estudante do Curso de Nutrição no interesse pela docência, além de sua inserção na prática clínica ambulatorial utilizando-se da aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em sala de aula através dos Componentes Curriculares (CCRs) de Nutrição Clínica I e Dietoterapia I. Assim, já foi possível vivenciar a prática de atuação do profissional nutricionista na Clínica Escola de Nutrição, oportunizando ao graduando atitudes autônomas perante o conhecimento, com atualização científica continuada. O monitor tem a oportunidade de observar a prática da assistência nutricional e dietoterápica nesta área de atuação do Profissional Nutricionista, obtendo inclusive uma preparação prévia para o estágio em Nutrição Clínica Ambulatorial e também para a vida profissional após a graduação. No contexto dos CCRs, percebeu-se melhora no rendimento no que se diz respeito ao conhecimento e notas, abrangendo os trabalhos e avaliações. Conclusão: Apesar do curto período de participação no projeto de monitoria em ensino, já foi possível identificar o crescimento pessoal, acadêmico e científico, diante da oportunidade e da visão real da vivência e das atividades de docência.