A pesquisa enquanto ferramenta de ensino-aprendizagem na Educação Básica
Resumo
Historicamente, o processo de pesquisa no ensino básico tem sido pouco fomentado, e a sua realização é dificultada em razão do desmonte que a educação pública vem sofrendo no Brasil desde a década de 1990. Pensando em um contexto promissor e de (re)existência, o presente artigo objetiva registrar a história do projeto “A escola vai às comunidades”, em desenvolvimento na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda, na comunidade Linha São Brás, município de Palmitos, Santa Catarina (SC). Neste mesmo sentido analítico, buscamos compreender também a importância da pesquisa para a formação intelectual e crítica dos estudantes da Educação Básica, no âmbito do Ensino Médio (EM). Sendo de base qualitativa, os procedimentos metodológicos se basearam em duas etapas: (1) levantamento teórico-bibliográfico e (2) registros imagéticos, utilizando-se de relatos informais de sujeitos envolvidos no projeto. Como resultados desta investigação, apontamos que o planejamento e a mobilização coletiva da comunidade escolar são essenciais para a realização de projetos curriculares e extracurriculares, assim como de pesquisas. Por fim, concluímos que a produção de ciência pode e deve extrapolar os muros das universidades, sendo a escola um terreno fértil para análises igualmente precisas, especialmente no que tange ao cotidiano dos estudantes e seus lugares de vivência.