A pesquisa enquanto ferramenta de ensino-aprendizagem na Educação Básica

  • Henrique Bertoldi Escola de Educação Básica Jorge Lacerda
  • Gustavo Bertoldi Escola de Educação Básica Jorge Lacerda
  • Náthaly Gugel Escola de Educação Básica Jorge Lacerda
  • Ana Laura Lisch Escola de Educação Básica Jorge Lacerda
  • Gerson Junior Naibo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Tayane de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Juliana dos Passos Escola de Educação Básica Jorge Lacerda
  • Simone Ugolini Gianezini Escola de Educação Básica Jorge Lacerda
Palavras-chave: A escola vai às comunidades, Ensino Médio, Pesquisa na escola, Conhecimento crítico

Resumo

Historicamente, o processo de pesquisa no ensino básico tem sido pouco fomentado, e a sua realização é dificultada em razão do desmonte que a educação pública vem sofrendo no Brasil desde a década de 1990. Pensando em um contexto promissor e de (re)existência, o presente artigo objetiva registrar a história do projeto “A escola vai às comunidades”, em desenvolvimento na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda, na comunidade Linha São Brás, município de Palmitos, Santa Catarina (SC). Neste mesmo sentido analítico, buscamos compreender também a importância da pesquisa para a formação intelectual e crítica dos estudantes da Educação Básica, no âmbito do Ensino Médio (EM). Sendo de base qualitativa, os procedimentos metodológicos se basearam em duas etapas: (1) levantamento teórico-bibliográfico e (2) registros imagéticos, utilizando-se de relatos informais de sujeitos envolvidos no projeto. Como resultados desta investigação, apontamos que o planejamento e a mobilização coletiva da comunidade escolar são essenciais para a realização de projetos curriculares e extracurriculares, assim como de pesquisas. Por fim, concluímos que a produção de ciência pode e deve extrapolar os muros das universidades, sendo a escola um terreno fértil para análises igualmente precisas, especialmente no que tange ao cotidiano dos estudantes e seus lugares de vivência.

Biografia do Autor

Henrique Bertoldi, Escola de Educação Básica Jorge Lacerda

Estudante do 3° ano do Ensino Médio (EM) na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda

Gustavo Bertoldi, Escola de Educação Básica Jorge Lacerda

Estudante do 3° ano do Ensino Médio (EM) na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda

Náthaly Gugel, Escola de Educação Básica Jorge Lacerda

Estudante do 3° ano do Ensino Médio (EM) na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda

Ana Laura Lisch, Escola de Educação Básica Jorge Lacerda

Estudante do 3° ano do Ensino Médio (EM) na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda

Gerson Junior Naibo, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestre em Geografia e mestrando no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), ambos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professor de Geografia e de Estudos e Projetos Culturais na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda.

Tayane de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bolsista da UFFS.

Juliana dos Passos, Escola de Educação Básica Jorge Lacerda

Especialista em Tecnologias digitais aplicadas à educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e em Interdisciplinaridade na educação pelo Centro Universitário FACVEST - UNIFACVEST. Professora orientadora do Laboratório de Informática na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda.

Simone Ugolini Gianezini, Escola de Educação Básica Jorge Lacerda

Especialista em Arte-Educação pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) e em Contação de Histórias pela Faculdade Santa Rita. Gestora escolar na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda.

Publicado
21-12-2024