Entre águas e memórias: o Rio Uruguai e as transformações ambientais e sociais
Palavras-chave:
Rio Uruguai, História Ambiental, UHE Foz do ChapecóResumo
O projeto busca investigar a importância histórica e ambiental do rio Uruguai, um elemento central para as comunidades que ocuparam a região Oeste de Santa Catarina e o Noroeste do Rio Grande do Sul. Estudos arqueológicos revelam que o rio foi, ao longo de séculos, um recurso essencial para alimentação, transporte e organização social dessas populações, moldando seu modo de vida e identidade.
Este projeto foca especificamente nas comunidades ribeirinhas impactadas pela construção da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, cujas obras afetaram profundamente o modo de vida local. A pesquisa explora as transformações nas relações dessas comunidades com o ambiente natural, evidenciando como o rio, um elo fundamental e elemento integrante do cotidiano, perdeu parte de sua função tradicional devido ao deslocamento de moradores e alterações na paisagem impostas pela construção da hidrelétrica.
A pesquisa propõe uma análise da documentação fotográfica do rio Uruguai. Fotografias anteriores registradas nas diferentes estações do ano antes da construção da usina serão usadas como fontes visuais observar e interpretar na paisagem e nas práticas comunitárias, oferecendo uma análise visual das mudanças ambientais e culturais.
Essa investigação visa, assim, valorizar a memória das comunidades e a história ambiental da região, destacando a relevância do rio Uruguai como parte do patrimônio natural e cultural. O objetivo final é reforçar a importância da preservação dessas histórias e memórias, considerando as influências socioambientais do rio sobre a vida e a identidade cultural das populações afetadas.