A ocupação Guarani pré-colonial no Alto Rio Uruguai: diálogos com a História Ambiental

  • Brendha Luana Spricigo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Samira Peruchi Moretto Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Mirian Carbonera Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
Palavras-chave: Alto Rio Uruguai, História Ambiental, Arqueologia

Resumo

O sítio arqueológico U-381 Batista Recttor pertence à unidade arqueológica Guarani e está localizado no município Alto Bela Vista-SC, na margem direita do Alto rio Uruguai. É um sítio a céu-aberto contextualizado na cobertura vegetal composta pela fitofisionomia Floresta Estacional Decidual (FED) do bioma Mata Atlântica. Foi, recadastrado em 2019 durante as atividades do Projeto de Recadastramento de Sítios Arqueológicos das Mesorregiões Oeste e Planalto de Santa Catarina (PRESASC), e encontra-se na área do reservatório da Usina Hidrelétrica Itá, sendo possível acessá-lo somente em períodos de maior estiagem. O objetivo pauta-se em uma abordagem preliminar do objeto de estudo na perspectiva da História Ambiental, acerca da interpretação do lugar e do papel da esfera natural em relação à existência humana e suas associações para com a paisagem. Tal suporte teórico-metodológico compreende como os seres humanos são afetados pelo ambiente natural ao longo do tempo e, também, como as atividades humanas interferem no meio ambiente, e suas consequências. Assim, evidencia-se a interdisciplinaridade com a Arqueologia, levando-se em consideração a datação de 505 ± 15 14C AP (UCIAMS 252936), a rota de migração Guarani no Alto rio Uruguai e a análise da cultura material do sítio arqueológico, sobretudo no que refere-se à cerâmica e sua variabilidade, a partir de lâminas petográficas. Por tratar-se de uma pesquisa ainda em início de desenvolvimento, espera-se que os resultados obtidos possam evidenciar aspectos da ocupação Guarani em uma região de fronteira ambiental e cultural, tal qual a importância do ambiente e relações para com ele estabelecidas.

Biografia do Autor

Brendha Luana Spricigo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Samira Peruchi Moretto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Profª. Drª. do Curso de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mirian Carbonera, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Profª. Drª. do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e professora colaboradora do  Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Publicado
17-12-2024