Cultura e diversidade na formação social do oeste catarinense

  • Silvana Vieda Hermes UFFS
Palavras-chave: COLONIZAÇÃO, CULTURA, DIVERSIDADE ÉTNICA.

Resumo

A Cultura é a base estrutural do ser humano e dá suporte à organização da vida social de grupos étnicos ou sociedades. Cultura que muitas vezes produz não relações, não de igualdade ou harmonia, mas sim, a diversidade cultural expressa diferentes ideologias, manifestações, organizações e produções de cada grupo. É pela cultura que se expressa a moral, os costumes, os hábitos, as artes, as crenças, as leis e as aptidões que o ser humano adquire e constrói no meio social em que está inserido. 

A formação social do Oeste catarinense, que se desenvolveu com o avanço da colonização, especialmente a partir dos anos 1920, está amplamente marcada pela diversidade étnica. Cada grupo produz sua memória, com base em suas lembranças, vivências e laços afetivos, que se constituem nos pilares principais que dão a esses respectivos grupos a ideia de pertencimento social.

Nesse sentido a presente comunicação tem por objetivo contextualizar a colonização alemã no município de São Lourenço e destacar como esse grupo étnico se relacionou com os outros grupos. Também mostrar como esses grupos se distinguem com traços culturais como a língua, hábitos, crenças.

Publicado
28-02-2024