O conhecimento histórico, ou percepções do passado, na retórica on-line

o passado representado no jogo Kingdom Come: Deliverance debatido no blog Kotaku (2018)

  • Diego Neivor Perondi Meotti Universidade Federal da Fronteira Sul/ discente PPGH

Resumo

O jogo eletrônico Kingdom Come: Deliverance foi lançado em fevereiro de 2018, tendo como carro chefe em sua propaganda, a possibilidade de oferecer uma experiência histórica séria. Ao longo de seu desenvolvimento, ocorreu um tenso debate de seu desenvolvedor chefe com o público e com autores de blogs especializados em jogos eletrônicos. Nosso objetivo nesse trabalho é lançar um olhar sobre o conhecimento histórico trazido pelo público em comentários em uma notícia específica do blog Kotaku, procurando observar quais são os temas relacionados ao passado trazidos nessa postagem e como seus autores buscaram legitimar suas posições e opiniões através da retórica e do compartilhamento de links de sites que utilizaram como referência. A notícia em questão não trouxe somente uma análise do jogo em si, mas problematiza seu sucesso a partir de discussões sociais, políticas contemporâneas e históricas. Para tal, utilizamos para nossa metodologia o conceito de retórica, trazido pelo filósofo Ian Bogost. O conceito de memória coletiva trabalho por Jan Assamann e Roberta Bartoletti, bem como o de história vernacular, elaborado pela historiadora Yara Chimite. Nossa hipótese parte da percepção destes espaços enquanto propiciadores de trocas de informações no qual podemos verificar como uma parcela da população mundial compreende sobre o passado e sobre o presente e como usam o espaço on-line para se fazer presente nas discussões sobre história em espaços não acadêmicos

Publicado
18-03-2022