Os Jornais Como Instrumentos Pedagógicos E Forma De Pensar A História

Uma Análise Dos Jornais Chapecoenses Da Década de 1950.

  • Scheila Maria Bolzan PPGH/ UFFS
  • Gerson Wasen Fraga UFFS
Palavras-chave: Jornais. Chapecó. Discursos. Imprensa Escrita.

Resumo

Por muito tempo o jornal não foi visto com bons olhos pelos historiadores como fonte histórica, a partir da terceira geração da escola dos Annales é que surgiu o reconhecimento e a nova possibilidade de investigação. Ao trabalhar com jornais, preocupados com uma leitura adequada das fontes é necessário tomar uma série de cuidados ao analisar os periódicos. A proposta do trabalho é compreender a forma de olhar para a imprensa escrita como fonte de pesquisa histórica, buscando identificar nos periódicos chapecoenses da década de 1950 as forças políticas e seus discursos. Percebendo que estes não são um veículo neutro dos acontecimentos, mas sim que seus discursos demonstram os interesses dos quais os jornais estão vinculados. Daremos destaque a questões de para quem os discursos eram produzidos, e qual o seu objetivo ao atingir o leitor.  Além de fazermos uma análise de questões metodológicas de como utilizar os jornais, também temos a intenção de compreender quem eram os leitores dos jornais estudados e como os três meios de comunicação surgiram e ganharam fôlego em suas discussões políticas na cidade.

Publicado
08-11-2021