Apresentação

Resumo

Ensinar história é um trabalho complexo e que, ao apreender a importância da sensibilidade na educação, envolve uma dimensão ética. Tal entendimento lastreou as reflexões que agora são divulgadas nestes anais do I Seminário de socialização dos estágios de regência no Ensino Fundamental do Curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, os quais abrangem resumos expandidos com relatos de experiências desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2023 em escolas públicas da 15ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul.

A disciplina Estágio curricular supervisionado II, do Curso de História da UFFS – Campus Erechim, envolve práticas de regência no Ensino Fundamental sob supervisão de professoras das escolas em que as atividades ocorrem e, nesta oportunidade, com orientação de Halferd Carlos Ribeiro Júnior. Diante da execução dos planos de aula e da escrita de relatórios e artigos científicos, os acadêmicos organizaram evento de exposição das suas intervenções. Realizado em 13 de julho deste 2023, o seminário contou com dois momentos: 1. aula aberta “A docência em História na educação pública do Alto Uruguai gaúcho: reflexões sobre a prática”, com professores vinculados à 15ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul; 2. fala dos graduandos. Detalhes da atividade estão disponíveis em matéria no site institucional da UFFS: https://www.uffs.edu.br/campi/erechim/noticias/evento-do-curso-de-historia-socializa-experiencias-dos-academicos-em-estagios.

A partir da possibilidade de veiculação de um quadro geral das pesquisas no Portal de Eventos da UFFS, houve esforço na redação de resumos expandidos para compartilhamento das experiências de estágio à comunidade científica. Nesse caso, apresentamos dois textos redigidos por estudantes do Curso de História.

O acadêmico Guilherme José Schons socializa o trabalho “Guerra e paz no estágio de regência em História: fabulações críticas por uma educação a contrapelo”, em que se apropriou de autores como Isabel Barca, Paulo Freire, Saidiya Hartman e Walter Benjamin para, diante do tema da Primeira Guerra Mundial, interpelar a violência presente no cenário vivenciado pelos educandos, bem como produzir histórias, textos e materiais comprometidos com a sensibilidade para a apreensão do horror do conflito e do sofrimento das vítimas. O estágio foi desenvolvido no Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali (Erechim).

Já o estudante Welisson Bernardi, estagiário na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Agostinho (Erechim), tratou do uso de recursos audiovisuais para o ensino de história por meio do trabalho “Nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial: fotografia e cinema no estágio de regência em História”.

Ambos os estudos estão inseridos em um cenário mais amplo de pesquisas no campo do ensino de história que buscam problematizar o presente a partir da análise de passados sensíveis em sala de aula, o que consideramos um movimento fundamental. Boa leitura!

 

Guilherme José Schons

Acadêmico do Curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. E-mail: guilherme.schons@estudante.uffs.edu.br.

 

Halferd Carlos Ribeiro Júnior

Professor do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E-mail: halferd.junior@uffs.edu.br.

Publicado
02-11-2023