Extensão Acadêmica em Aproximação com o Ensino Básico e Técnico/Tecnológico

Práticas de Ensino sobre Conteúdos de Planejamento Urbano e Mobilidade Urbana

  • Bruno Borges Mamede Universidade Federal de Fronteirsa Sul (UFFS)

Abstract

Este trabalho busca descrever algumas práticas de ensino sobre conteúdos referentes à mobilidade urbana e planejamento urbano para alunos das redes de ensino básico e técnico/tecnológico em escolas presentes nas cidades de Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP) e São Paulo (SP). Neste caso, busca-se indicar como assuntos com média complexidade são ensinados em salas de aulas a partir do uso de técnicas tanto convencionais como também baseadas em metodologias ativas de ensino. Neste contexto, os temas apresentados a partir de conceitos e afirmações interdisciplinares são debatidos junto com os alunos para que ele assumam o protagonismo no processo de aprendizado. Deste modo, a metodologia baseia-se na experiência do autor em sala de aula com a apresentação destes conteúdos em salas de aula, além dos materiais presentes em livros didáticos e apostilas. Com isto, verificam-se como resultados iniciais a maior manifestação de interesse por parte de temas aparentemente pouco descritos nos materiais didáticos convencionais.Deste modo, os alunos conseguem assumir certo protagonismo no processo de aprendizagem e a experiência de ensino torna-se mais dinâmica e fluida pois o professor passa a contar também com as experiências dos alunos para aperfeiçoamento de conteúdos pré-determinados na Base Nacional Curricular Comum. Ao trazer o aluno ao centro do processo de aprendizado, observa-se que a didática também torna-se mais fluida e inclusiva a todos os envolvidos ao longo deste processo.Observam-se estes processos como cada vez mais presentes nas aulas ministradas para o ensino básico, bem como técnico/tecnológico em salas de aulas presentes no território nacional brasileiro.

Published
02-05-2024