INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO LOCAL E REGIONALIZADO

  • DIEGO BERWALD UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Palavras-chave: Políticas públicas, Educação profissional, Desenvolvimento.

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia figuram, na atualidade e em âmbito federal, como principal instrumento de aplicação das políticas públicas em educação profissional, com viés desenvolvimentista e foco nas peculiaridades locais e regionais. Nesse contexto, mediante uma abordagem qualitativa, construção evolutiva histórica, descritiva e dedutiva, através de revisão da literatura, dispositivos constitucionais, infraconstitucionais e informações disponíveis em canais oficiais, objetiva-se realizar uma análise sobre estas políticas públicas, de modo a contextualizar a origem e a evolução histórica da educação profissional; demonstrar a estrutura, objetivos e meios de atuação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; analisar os princípios básicos e diretrizes que regem o ensino, pesquisa, inovação e extensão, enquanto mecanismos de desenvolvimento socioeconômico local e regionalizado; comparar metas e resultados já alcançados, bem como, analisar os planos de continuidade destas políticas, especialmente no que se refere ao desenvolvimento local e regionalizado. O potencial de proporcionar educação profissional em diversos níveis, de forma gratuita e com extrema qualidade, é o que diferencia os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das demais instituições de ensino brasileiras. 

Publicado
03-05-2024