Análise do Processo de Urbanização em América Latina e Caribe a Partir de Sistemas de Transporte

  • Bruno Borges Mamede Universidade Federal de Fronteirsa Sul (UFFS)
  • Ederson Nascimento Universidade Federal de Fronteira Sul (UFFS)
  • Juçara Spinelli
Palavras-chave: Geografia Urbana, Organização Urbano-Espacial, Mobilidade Urbana, Engenharia Urbana, Engenharia de Transportes

Resumo

Este trabalho possui como objetivo analisar brevemente o processo de urbanização de América Latina e Caribe a partir do desenvolvimento de sistemas de transporte de passageiros em escalas nacional e regional. A observação do desenvolvimento destes sistemas nas cidades permite compreender não apenas padrões de crescimento, acumulação e distribuição de riqueza no espaço das cidades, mas também o espectro da desigualdade sócioespacial dentro dos limites das zonas urbanas. O estudo destes sistemas também permite a observasão das práticas de distribuição dos recursos públicos e a apropriação pela sociedade (ou busca pela justa apropriação destes). Neste ponto, a intersecção entre a observação crítica de Geografia Urbana aliada à tecnicidade instrumental de Engenharia Urbana garantem elementos visão interdisciplinar do processo de formação das cidades nos espaços de América Latina e Caribe. A metodologia deste trabalho está baseada na revisão bibliográfica acerca da aplicação dos sistemas de transporte de passageiros em áreas urbanas nas grandes cidades destas duas regiões. O processo de urbanização destas regiões foi capaz de gerar modelos nos quais as áreas urbanas em formação refletem grandes e profundas desigualdades sociais. Busca-se aqui verificar a relação dual entre processo de urbanização e desigualdade socioespacial a partir da observação dos sistemas transporte de passageiros frente a distribuição espacial desigual dos recursos aplicados. Percebe-se que o desenvolvimento destes sistemas nestas regiões acompanha de forma tardia a vanguarda presente nos países desenvolvidos. Esforços recentes

Publicado
02-05-2024
Seção
Ciências Humanas e Formação de Professores