GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS - GEPEM@T-UFFS

  • Lidiane Tania Ronsoni Maier Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Richit
  • Silvane Bianchet
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de professores. Conhecimentos Profissionais Docentes. Processos Digitais.

Resumo

Intencionando institucionalizar a pesquisa em Educação Matemática no âmbito da Mesorregião Grande Fronteira do MERCOSUL, região de abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, foi criado, em 2011, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias – GEPEM@T. O presente texto dedica-se a apresentar o GEPEM@T, explicitando sua abrangência, processos de pesquisa e sua importância para a pesquisa em Educação Matemática no contexto geográfico da UFFS. O trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica centrada em registros institucionais sobre o referido Grupo e na produção bibliográfica dos seus integrantes. Tendo em vista o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Educação Matemática, Matemática e Tecnologias junto aos cursos de graduação e pós-graduação da UFFS e promovendo o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à formação de professores e as pesquisas que priorizem o uso e o desenvolvimento de tecnologias nos processos de apropriação de conhecimento em Matemática, o GEPEM@T desenvolve pesquisas estruturadas em três linhas específicas: Formação de professores, conhecimentos profissionais e seus elementos nos processos intervenientes; Ensino e aprendizagem em processos educativos e; Cultura digital e processos digitais na educação. Além de teses, dissertações e TCCs também são produzidos, no âmbito desse grupo, artigos de excelência em revistas de alto impacto, além de livros e produtos pedagógicos em conjunto com professores da educação básica. Há de se destacar também as parcerias nacionais e internacionais no âmbito do GEPEM@T, por meio das quais são constituídas redes de pesquisa, potencializando a produção do conhecimento e a internacionalização.

Publicado
03-05-2024
Seção
Ciências Humanas e Formação de Professores