A ESCOLA DO CAMPO E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO NAS PESQUISAS BRASILEIRAS: APONTAMENTOS INICIAIS

  • Alex Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Educação do Campo, Ensino Médio, Ciências da Natureza, Dissertações brasileiras, Desafios e possibilidades no Campo.

Resumo

No presente estudo nos dedicamos à temática da Educação do Campo, com foco no Ensino de Ciências da Natureza no ensino médio, devido às experiências profissionais e pela recente visibilidade da temática na literatura acadêmica de pós-graduação stricto sensu. Este, tem por objetivo compreender o ensino de Ciências no Ensino Médio em escolas do Campo, por meio da análise de dissertações brasileiras. Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo bibliográfica (LÜDKE; ANDRÉ, 2013). A busca foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando os descritores "Educação do Campo", "Ensino Médio" e "Ciências da Natureza". A análise das dissertações selecionadas se deu por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016), resultando em 3 categorias finais: 1) Prática pedagógica, Ensino e Aprendizagem no contexto campesino; 2) Inovação Educacional e Políticas Públicas; 3) Desafios na Educação do Campo. Foram encontradas dissertações, predominantemente da região Sul, que destacam a importância de considerar os conhecimentos prévios e o cotidiano dos alunos do campo, buscando uma aprendizagem contextualizada, além do uso de estratégias como experimentos, jogos e problematização. O uso de metodologias inovadoras e da tecnologia são mencionados na busca de um ensino mais interativo e crítico. Também surgem as questões como dificuldades de acesso à escola, limitações estruturais, falta de políticas públicas específicas e distanciamento entre currículo e realidade local. O estudo analisou pesquisas sobre o ensino de Ciências da Natureza na educação do campo, indicando desafios e possibilidades a partir das pesquisas desenvolvidas.

Publicado
04-07-2024
Seção
Ciências Humanas e Formação de Professores