A abordagem da História da Ciência na área de Ciências da Natureza no Livro Didático do Ensino Fundamental Anos Finais
Resumo
O estudo teve o objetivo de analisar a História da Ciência (HC) apresentada no Livro Didático (LD), ao identificar a abordagem e as relações das Unidades Temáticas e as habilidades da área de Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir da tipologia de pesquisa documental realizou-se a análise de conteúdo da HC presente no LD[1] de Ciências da Natureza do 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Nos Eixos Temáticos e habilidades do 9º Ano, na área de Ciências da Natureza, o documento da BNCC apresenta 17 habilidades, 4:17 articulando com a HC (direta ou indiretamente), assim a abordagem da HC depende da interpretação do professor. Foram identificados e analisados 26 excertos da HC no LD, deste 19:26 não tem relação com as habilidades da BNCC. Portanto, constatou-se a escassez da HC no LD e na BNCC, visto que poucas atividades exploravam o texto circundando o conceito explorado no capítulo, mas isso nem sempre foi abordado. A HC evidenciada no LD não busca promover o desenvolvimento da criticidade nos estudantes.
[1] Análise desenvolvida em um exemplar do Livro Didático Araribá Mais - Ciências do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 2020). Este estudo foi realizado durante o CCr de Currículos: história, políticas e pesquisas (PPGEC - UFFS), trata-se de um ensaio para o que se pretende fazer em uma escala ampliada com a análise de duas coleções de LD de Ensino de Ciências para a construção de um dos artigos que irão compor a dissertação de mestrado.