A abordagem da História da Ciência na área de Ciências da Natureza no Livro Didático do Ensino Fundamental Anos Finais

  • Angélica Maria de Gasperi Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) https://orcid.org/0000-0003-0880-2860
  • Rúbia Emmel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
Palavras-chave: Elementos historiográficos, Ensino de Ciências, LD, BNCC, História das Ciências

Resumo

O estudo teve o objetivo de analisar a História da Ciência (HC) apresentada no Livro Didático (LD), ao identificar a abordagem e as relações das Unidades Temáticas e as habilidades da área de Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir da tipologia de pesquisa documental realizou-se a análise de conteúdo da HC presente no LD[1] de Ciências da Natureza do 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Nos Eixos Temáticos e habilidades do 9º Ano, na área de Ciências da Natureza, o documento da BNCC apresenta 17 habilidades, 4:17 articulando com a HC (direta ou indiretamente), assim a abordagem da HC depende da interpretação do professor. Foram identificados e analisados 26 excertos da HC no LD, deste 19:26 não tem relação com as habilidades da BNCC. Portanto, constatou-se a escassez da HC no LD e na BNCC, visto que poucas atividades exploravam o texto circundando o conceito explorado no capítulo, mas isso nem sempre foi abordado. A HC evidenciada no LD não busca promover o desenvolvimento da criticidade nos estudantes.

 

[1] Análise desenvolvida em um exemplar do Livro Didático Araribá Mais - Ciências do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 2020). Este estudo foi realizado durante o CCr de Currículos: história, políticas e pesquisas (PPGEC - UFFS), trata-se de um ensaio para o que se pretende fazer em uma escala ampliada com a análise de duas coleções de LD de Ensino de Ciências para a construção de um dos artigos que irão compor a dissertação de mestrado.

Biografia do Autor

Angélica Maria de Gasperi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS/Brasil, Bolsista Institucional (UFFS). Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar/2022), Campus Santa Rosa, RS/Brasil.

Rúbia Emmel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Santa Rosa, Rio Grande do Sul - Brasil, professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC - UFFS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul - Brasil.

Publicado
04-07-2024