DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES NO INÍCIO DA CARREIRA

  • Vanessa de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Profissionalidade docente. Constituição profissional. Ciências Biológicas. Grupos operativos. Desafios.

Resumo

A profissão de professor demanda de diferentes saberes, como: o conteúdo a ser ensinado, a didática, o currículo, a prática e experiência de sala de aula, aliados a esses saberes somam-se as  expectativas subjetivas, inseguranças, receios e  sentimento de impotência ou inexperiência. Para constituir-se professor é necessário implicações, momentos de reflexões, espaços de escuta, de trocas, de (des)construções e interações. Esta pesquisa objetiva identificar os desafios e as potencialidades da inserção profissional docente articulado com o início da carreira profissional dos egressos de Ciências Biológicas - Licenciatura graduados pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), sem recorte temporal por meio de seis descritores, buscando os obstáculos e possibilidades permeadas na constituição do professor de Ciências Biológicas. Os resultados indicam que as dificuldades são de ordem pessoal, social e estrutural. Os percalços na área específica das Ciências voltam-se para a função da profissão e questões estruturais. Esta pesquisa se encontra em andamento, os dados empíricos se darão por meio de entrevistas semiestruturadas e a constituição de um grupo operativo, para considerar as questões subjetivas desencadeadas a partir das vivências profissionais com os egressos de Ciências Biológicas. Em suma, destacamos a importância que as atividades coletivas possuem para o processo formativo e a profissionalidade dos jovens professores, da formação continuada, da participação em grupos para refletir e ressignificar à docência.

Publicado
04-07-2024
Seção
Ciências Humanas e Formação de Professores