PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DO ITINERÁRIO FORMATIVO EM SAÚDE PELA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Andréia Kornowski Barraz Escola Estadual Técnica Guaramano
  • Eliane Gonçalves dos Santos

Resumo

O presente trabalho busca investigar como práticas pedagógicas em interação com a Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências (IFAEC) favorecem a construção do conhecimento para a promoção da Educação em Saúde e do cuidado de si em uma escola da região noroeste do Rio Grande do Sul. A presente pesquisa é vinculada à linha dois do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), sendo de natureza qualitativa no Ensino de Ciências, foi desenvolvida no segundo semestre do ano de 2022, com uma turma do 3º ano do Ensino Médio. O estudo foi desenvolvido em três etapas, sendo a primeira, um levantamento das teses e dissertações na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias (IBICT), sobre as concepções e práticas pedagógicas do Ensino em Saúde no Ensino Médio. A segunda buscou identificar as compreensões sobre o corpo ideal e a influência das mídias sociais com estudantes do Ensino Médio, que possuem como Itinerário Formativo Saúde III, por meio de uma intervenção em sala de aula utilizando a metodologia da IFAEC. E a terceira buscou analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas sobre a Educação em Saúde, utilizando o modelo da IFAEC com os estudantes do terceiro ano. Os resultados obtidos evidenciam que a utilização de práticas pedagógicas diferenciadas no contexto do Ensino em Saúde desenvolve a reflexão e o senso crítico na busca por uma alimentação equilibrada e consequentemente um corpo saudável.

Publicado
04-07-2024