SOCIEDADE-NATUREZA INTERCONECTADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • eliane terezinha thiago popp universidade federal da fronteira sul
Palavras-chave: Sociedade-Natureza; Ensino de Geografia; Documentos curriculares; Reflexões críticas.

Resumo

O espaço geográfico constitui-se pela indissociabilidade entre sociedade-natureza, que resulta na dinamicidade presente neste espaço que ora é vivido, percebido e ou concebido. Sendo assim, este resumo trata de apresentar a temática que envolve as pesquisas, discussões e reflexões que a autora provoca atreladas a relação sociedade-natureza. Tema focal da dissertação defendida em março de 2023, e que se mantem no desenvolvimento de questionamentos com foco no ensino de geografia, geografia escolar e nos documentos curriculares. Adota como metodologia a pesquisa qualitativa, entrecruzada com a hermenêutica dialógica e a neomodernidade, formando uma coalisão potente, caracterizando-se pela análise de interpretações, comparações e exposição dos dados. Outras abordagens envolvem pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e pesquisa de campo, em sua maioria. Sustentadas e potencializadas pela geografia crítica que busca revelar, evidenciar e questionar os problemas existentes. O método de análise para os dados coletados, em sua maioria extraí elementos da Análise Textual Discursiva-ATD, que compreende categorização, unitarização e interpretação. Permite que o pesquisador se envolva na pesquisa indo e vindo, juntando e reagrupando, construindo e reconstruindo. O objetivo é potencializar o ensino de geografia em vários aspectos que contribuam na construção humana, bem como fortaleçam a ciência geográfica. Diante disso, entendemos que pesquisar e questionar a forma como esta relação se encontra no ensino de geografia pode contribuir nas futuras elaborações curriculares que envolvem o ensino da geografia.

Publicado
02-05-2024