A FORMAÇÃO CIDADÃ POSSÍVEL PELA GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES DESDE O CONTEXTO BRASILEIRO E COLOMBIANO

  • Carina Copatti Unijui
  • Daniel Fernando Sanchez Unijui
Palavras-chave: Educação. Geografia escolar. Cidadania. Brasil. Colômbia.

Resumo

Pretendemos, neste artigo, debater sobre a formação cidadã no ensino escolar, principalmente considerando a Geografia, percorrendo aspectos mais específicos desse processo na educação no Brasil e na Colômbia. Nosso olhar parte da Geografia escolar, a partir do qual tecemos as reflexões teóricas aqui apresentadas, por constituir-se como espaço em que, pelas análises e leituras do espaço geográfico, a educação e a cidadania podem ser pensadas e tomar novos direcionamentos.

Biografia do Autor

Daniel Fernando Sanchez, Unijui

Mestrando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2017). Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia (UPN, 2016); (E-mail: dan7el_@hotmail.com).

Publicado
22-10-2018