ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS EM LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ARTICULAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Palavras-chave:
Elaboração didática, metodologia de ensino de língua portuguesa, docente crítico-reflexivoResumo
Desde a década de 1980, o ensino de Língua Portuguesa tem sido objeto de pesquisa e discussão, no intuito de propor mudanças neste âmbito, principalmente voltado ao domínio da leitura e da escrita. No entanto, um grande número de pesquisas mostra que estas mudanças ainda não estão consolidadas, o que continua a refletir no trabalho com o texto como pretexto para atividades gramaticais ou apenas para a leitura de decodificação. Para colaborar para a consolidação destas mudanças, há a necessidade de dois movimentos: primeiramente, em direção às reflexões teórico-metodológicas já realizadas (GERALDI, 2011[1984]; ANTUNES, 2003 e tantos outros autores da área), de modo a compreender os diferentes pressupostos que subjazem aos encaminhamentos metodológicos do ensino de Língua Portuguesa e, em um segundo momento, de modo a romper a dicotomia entre teoria e prática, em direção à organização de propostas de possibilidades metodológicas para o trabalho com a Língua Portuguesa na Educação Básica, visando a desenvolver diferentes capacidades junto aos alunos que ultrapassem a mera (de)codificação do texto, nas atividades de leitura, produção textual e/ou análise linguística. Nesse sentido, a partir do reconhecimento da necessidade de romper essa dicotomia entre teoria e prática na formação do professor de Letras, de modo a fortalecer a formação de profissionais docentes críticos reflexivos, capazes de atuar de forma autônoma em sua prática docente (BORTONI-RICARDO, 2008; PIMENTA e LIMA, 2012; SILVA, 2012, MOITA LOPES, 2013), esta pesquisa objetiva refletir sobre os fundamentos teórico-metodológicos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa, voltados à produção de material didático para o trabalho em sala de aula. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista, articulada ao desenvolvimento das orientações de projetos de pesquisa de trabalho de conclusão de curso da Graduação em Letras, a partir das reflexões teórico-metodológicas sobre o ensino de língua portuguesa (GERALDI, 2011[1984], 2013[1991]; LAJOLO, 2002; ROJO, 2002; ANTUNES, 2003; MENEGASSI, 2010a, 2010b; KOCH e ELIAS, 2018a, 2018b). Desse modo, a partir do aprofundamento teórico-metodológico sobre os diferentes pressupostos e concepções para o Ensino de Língua Portuguesa, serão organizadas propostas didáticas para o ensino de leitura, produção de texto e/ou análise linguística de diferentes gêneros – literários e não-literários, voltadas ao ensino fundamental e/ou ao ensino médio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Colóquio Caminhos de Pesquisa do GELLI - CPGELLI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do III Colóquio Caminhos de Pesquisa do GELLI - CPGELLI, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do III Colóquio Caminhos de Pesquisa do GELLI - CPGELLI da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail andreia.souza@uffs.edu.br
