LEITURA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM EM SEX EDUCATION: UM GUIA PARA A VIDA
Palavras-chave:
Educação, Dialogismo, Linguística Aplicada, SexualidadeResumo
O presente resumo focaliza no estudo dialógico do livro Sex Education: um guia para a vida: a educação sem rodeios que você sempre quis (Paramor, 2021), inspirado na série de televisão via streaming britânica de comédia dramática, considerando a pertinência no contexto escolar brasileiro que carece de informações e políticas públicas sobre a temática. Ao compreender que a educação são ferramentas fundamentais para problematizar a sexualidade, quais medidas o livro permite refletir acerca do tema presente na obra. Objetivou-se analisar e compreender em que medida a sexualidade é retratada nos enunciados e discursos da obra, sob a perspectiva dialógica da linguagem. A metodologia utilizada é qualitativa-interpretativa, tendo como base os estudos do círculo de Bakhtin, de caráter bibliográfico e documental, a interpretação das informações obedece a critérios de abordagem dialética, com procedimentos técnicos de cunho histórico e comparativo. Os resultados obtidos evidenciam que o livro representa uma contribuição para a esfera da educação sexual, pois o conteúdo temático, a abordagem e o estilo elucidam a contemporaneidade por caracterizar abordagem criativa, inovadora e acessível sobre o assunto. Não obstante, apesar de muitos aspectos positivos do livro, uma análise crítica aponta algumas limitações como: simplicidade excessiva de temas complexos, uso de generalizações que podem desconsiderar particularidades individuais do sujeito social e uma ótica inclusiva e progressista do livro, embora importante, pode parecer idealista e desconectada da realidade para alguns leitores, qual pode criar uma percepção irreal dos temas abordados. Contudo, apresentar e elencar aspectos importantes podem ajudar a popularizar discussões sobre a sexualidade, dito isso, considera-se Sex Education: Um guia para a vida, um recurso interessante e lúdico para a educação de jovens, como um material que proporciona uma reflexão crítica a respeito.