ANÁLISE LINGUÍSTICO-SEMIÓTICA DE BASE DIALÓGICA NA PRODUÇÃO DE TEXTOS-ENUNCIADOS DE REDAÇÃO DO ENEM

Autores

  • Alexandre Santin Universidade Federal da Fronteira Sul Autor
  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul Autor

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Dialogismo, Gênero discursivo redação, Prática de Análise Linguístico-Semiótica, Escrita

Resumo

Como delimitação temática, o estudo focaliza o gênero discursivo Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Delimita-se o foco no estilo, em específico, nas escolhas relativas aos operadores argumentativos para a construção de significados e a produção de sentidos. A investigação fundamenta-se na perspectiva dialógica da linguagem, triangulando a teoria filosófica do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2016[1979]; Volóchinov, 2018[1929) e a Nova Retórica (Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2005). A pergunta que norteia o trabalho tem a seguinte questão: em que medida o estudo dos operadores argumentativos, no âmbito do estilo do enunciado, podem auxiliar no desenvolvimento de capacidades argumentativas na produção de textos-enunciados de Redação do Enem? O objetivo geral da pesquisa, portanto, é analisar os pressupostos teóricos relativos aos estudos dialógicos da linguagem e do gênero em foco, a fim de responder à pergunta de pesquisa. O percurso metodológico caracteriza-se como teórico, com abordagem qualitativo-interpretativa, sob o prisma da Linguística Aplicada (Moita-Lopes, 2006; Kleiman; Vianna; De Grande, 2019). A geração de dados acontece por documentação indireta, de forma bibliográfica, na literatura especializada, e documental. O método de análise principal é dialético, com procedimentos técnicos de caráter histórico e comparativo. Apresenta-se, com efeito, os primeiros passos investigativos que sustenta a análise: uma síntese do estudo sobre dialogismo e argumentatividade e a aproximação dos estudos dialógicos da linguagem (Bakhtin, 2016[1979]; Volóchinov, 2018[1929]) e a Nova Retórica (Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2005). Como resultados parciais, compreende-se que a argumentatividade na perspectiva bakhtiniana é um processo em constante evolução, dinâmico, que se associa à interação discursiva, intercambiando valores, significados e sentidos. Assim, os estudos dialógicos da linguagem e os estudos das técnicas de discurso para alcançar a adesão dos interlocutores tornam-se uma possibilidade rica para aprimorar a produção de textos-enunciados como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foco desta investigação.

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Publicado

03-07-2025

Edição

Seção

Discurso, Texto e Enunciação