O ENSINO DA CONCORDÂNCIA VERBAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Tainara Carolina Weimer Universidade Federal da Fronteira Sul Autor
  • Sabrina Casagrande Universidade Federal da Fronteira Sul Autor

Palavras-chave:

Livro Didático, Variação linguística; Livro didático; Concordância verbal.

Resumo

Partindo de uma revisão de literatura, esta pesquisa investiga como o ensino da concordância verbal é tratado no contexto educacional brasileiro, destacando a importância de abordagens que incorporam a variação linguística como aspecto essencial da linguagem em uso. Fundamentado teoricamente em autores como Gorski e Coelho (2009), Faraco (2008) e Vieira (2013), o estudo dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe uma pedagogia inclusiva e crítica, capaz de combater o preconceito linguístico e promover o respeito à diversidade. A pesquisa tem como objetivo principal discutir o ensino da CV a partir de uma perspectiva sociolinguística, e como objetivos específicos identificar o tratamento da CV na BNCC, analisar propostas pedagógicas publicadas e investigar como livros didáticos abordam a temática. A metodologia utilizada é qualitativa, com análise documental da BNCC e revisão de artigos acadêmicos localizados por meio de palavras-chave específicas. Os resultados esperados incluem a identificação de avanços e limitações no ensino da CV no Brasil, especialmente no que tange à valorização das variantes linguísticas utilizadas pelos alunos em diferentes contextos sociais. A discussão destaca a importância de um ensino que vá além da normatividade gramatical, promovendo um olhar crítico sobre o uso real da língua e suas variações. Assim, espera-se contribuir para uma prática pedagógica mais sensível às dinâmicas sociais da linguagem, promovendo a formação de professores conscientes do papel social da língua e comprometidos com uma educação linguística mais inclusiva.

 

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Publicado

03-07-2025

Edição

Seção

Linguagem, Ensino e Aprendizagem