ABORDAGENS INCLUSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Ana Paula de Vargas Universidade Federal da Fronteira Sul Autor
  • Clóvis Alencar Butzge Universidade Federal da Fronteira Sul Autor

Palavras-chave:

Sociolinguística Educacional; Variação linguística; Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

Este trabalho se trata de uma análise de aulas de Língua Portuguesa na perspectiva variacionista da Sociolinguística Educacional, ancorado nas contribuições de Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2014), Faraco (2022), Possenti (1996) e Coelho e Gorski (2006). A pesquisa parte do pressuposto de que o ensino da língua deve reconhecer e valorizar as diferentes variedades linguísticas presentes entre os estudantes, contribuindo para uma prática pedagógica mais inclusiva, crítica e socialmente contextualizada. Desta maneira, buscou-se analisar em que medida os seis princípios sociolinguísticos propostos por Bortoni-Ricardo (2005) estão presentes nas práticas pedagógicas de uma professora de Língua Portuguesa atuante no Ensino Fundamental, por meio de atividade de observação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na cidade de Realeza-PR. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, fundamentado nos pressupostos da Sociolinguística Educacional, em que a geração de dados foi realizada entre os dias 16/04/2025 e 29/04/2025, por meio da observação de seis aulas em turmas de 6º e 8º anos do Ensino Fundamental. Os dados foram registrados com auxílio de formulários baseados nos “Seis princípios para o ensino de sociolinguística em sala de aula”. Os resultados  incluem a identificação de práticas que reconhecem a diversidade linguística dos alunos, bem como os desafios enfrentados na implementação de uma abordagem sociolinguística no cotidiano escolar. A pesquisa aponta para a necessidade de formação docente que contemple a realidade sociolinguística dos estudantes e contribua para o combate ao preconceito linguístico.

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Publicado

03-07-2025

Edição

Seção

Linguagem, Ensino e Aprendizagem