PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICO-SEMIÓTICA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: A AMBIÊNCIA NARRATIVA EM CONTOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES.

Autores

  • Fernanda Michels Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul Autor
  • Márcia Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul Autor

Palavras-chave:

Linguística Aplicada; Dialogismo; Gênero Discursivo Conto; Análise Linguístico-Semiótica; Construção Composicional e Estilo.

Resumo

Esta pesquisa procura compreender a ambiência em textos-enunciados do gênero discursivo conto, analisando a construção do ambiente de Lygia Fagundes Telles (2007). Para a condução investigativa, questiona-se em que medida se constrói a ambiência narrativa em contos de Telles? Nesse viés, o objetivo geral é analisar a natureza constitutiva e orgânica do gênero discursivo conto, sob a perspectiva dialógica da linguagem, explorando suas manifestações e dinâmicas linguístico-semióticas, direcionadas à leitura e à prática de análise linguística de base dialógica, a fim de responder à pergunta de pesquisa. Este estudo justifica-se em função do desejo de conhecer e entender a influência que a ambientação exerce sobre uma narrativa, que desempenha um papel significativo, crucial para o desenvolvimento dos personagens e eventos da trama. A metodologia adotada nesta investigação ainda em andamento envolve uma análise textual detalhada relacionada à ambiência narrativa, revisando criticamente a literatura dos contos de Telles (2007). Assim, o percurso metodológico caracteriza-se como de uma pesquisa teórica, fundamentada na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016[1976]; 2003[1979]; Volóchinov, 2018[1929]), de cunho qualitativo-interpretativo (Moita Lopes, 2006; Kleiman; Vianna; De Grande, 2019), com fins explicativos (Severino, 2007). A geração de dados acontece por documentação indireta, bibliográfica e documental, a partir do estudo teórico e do corpus investigativo. O método de análise principal é dialético, uma vez que seu foco é no processo e não somente nos resultados, tendo como procedimentos secundários o método histórico e o comparativo. Como resultados parciais, entende-se que a melhor compreensão do processo de leitura desse gênero discursivo, por meio de prática de análise linguística de base dialógica, com foco na ambiência, pode colaborar à praxis docente, por ser uma atividade social propícia à abordagem sociológica da linguagem, bem como à investigação das vozes sociais, presentes na articulação de eventos e de personagens, reveladas pelo estilo do autor.

 

Downloads

Publicado

03-07-2025

Edição

Seção

Discurso, Texto e Enunciação