ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DA LEITURA INTERACIONISTA PARA A PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Leitura interacionista; Leitura dialógica; Ensino de língua portuguesa; Formação docente; Linguística aplicada.Resumo
Este trabalho trata dos conceitos interacionista e dialógico de leitura, com foco no ensino de língua portuguesa na educação básica. A discussão parte do reconhecimento de que, embora o ensino de língua venha sendo reformulado desde a década de 1980, essas transformações nem sempre se efetivam na prática docente. A pesquisa está fundamentada nos estudos da Linguística Aplicada, especialmente nas contribuições do Círculo de Bakhtin (via Geraldi, 1984, 1991; Costa-Hübes, 2017; Gedoz, 2022) e nas propostas metodológicas de Rojo (2002), Menegassi (2010, 2022), Angelo e Menegassi (2022) e Angelo, Fuza e Menegassi (2022). Essa base teórica permite compreender a leitura como um processo interacional e dialógico, no qual o aluno é sujeito ativo na construção de sentidos e o professor atua como mediador do processo. O objetivo geral é aprofundar teórica e metodologicamente os conceitos interacionista e dialógico de leitura, visando à construção de uma orientação que fundamente propostas didáticas voltadas à formação de leitores na educação básica. Justifica-se a realização desta pesquisa pela necessidade de aproximar os avanços teórico-metodológicos das práticas de sala de aula, contribuindo para a formação de professores capazes de elaborar, adaptar e aplicar propostas de leitura que extrapolem a decodificação e promovam a compreensão crítica e o diálogo com os textos. Espera-se como resultado a elaboração de um quadro-síntese teórico-metodológico que oriente práticas docentes de leitura, podendo ser utilizado tanto na formação inicial quanto na formação continuada de professores, e servir como referência para a elaboração de propostas didáticas futuras.