CONCORDÂNCIA VERBAL: VARIAÇÃO MORFOSSINTÁTICA NO LIVRO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

Palavras-chave:

Variação linguística; Livro didático; Concordância verbal.

Resumo

Partindo do pressuposto de que a língua é um fenômeno heterogêneo e reconhecendo a concordância verbal como um fenômeno variável, a pesquisa em questão tem como objetivo analisar se de fato a variação morfossintática está ou não presente no livro didático do 6º ano da coleção Português Linguagens do PNLD 2024/2027, de Língua Portuguesa, de William Cereja e Carolina Dias Vianna. A investigação se baseia na ideia de que as crianças adquirem uma língua variável de forma natural e, se há aquisição de uma língua variável, as crianças chegarão até a escola com uma gramática variável, portanto, a escola precisa fazer a ponte do processo de aquisição para o processo de aprendizagem da língua materna, considerando essa variação. O estudo argumenta que a discussão sobre a variação linguística deve ser central na sala de aula, permitindo que os estudantes compreendam a diversidade da língua e tenham acesso às formas linguísticas mais prestigiadas. A análise foca especialmente na abordagem da variação morfossintática relacionada à concordância verbal, com o intuito de verificar se os livros didáticos refletem a heterogeneidade presente na sociedade e na língua. A hipótese é que esses materiais ainda se baseiam em uma concepção homogênea de língua, o que pode resultar em uma abordagem limitada da variação linguística e, consequentemente, da concordância verbal, o que acarreta, entre outras tantas coisas, no preconceito linguístico. O qual está tão presente na sociedade atual, principalmente, em sala de aula. A sistematização prévia dos dados mostrou que, ainda que o livro apresente um capítulo problematizando a questão da variação, inclusive mencionando o preconceito linguístico como uma forma de preconceito social, esta discussão não está presente na discussão sobre concordância verbal. Esta, por sua vez, está apresentada sempre tendo como horizonte as regras da norma padrão. Assim, a pesquisa analisa e reflete o que está a disposição para a aprendizagem dos alunos no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa, em específico no ensino da concordância verbal, nos livros didáticos.

Biografia do Autor

  • Andressa Bomkoski Fiuza, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza; Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2020-2022); Participou como monitora voluntária do Projeto de Monitoria: Leitura e Produção Textual Acadêmica: práticas de letramento cientifico (2021-2022); Bolsista no Programa Residência Pedagógica de Língua Portuguesa (2022-2024). Trabalhou como professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais no Município de Realeza, no ano de 2021. Foi aluna no curso de Língua Espanhola nível 1, ofertado pelo Centro de Ensino de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (Celuffs), campus Realeza - PR (abril a julho de 2021). Foi aluna no curso de conversação de Espanhol - Cuentos de la Selva!, ofertado pelo Centro de Ensino de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (Celuffs), campus Realeza - PR (2023). Atualmente é professora bolsista de língua espanhola no Centro de Ensino de Línguas da UFFS (2024).

  • Sabrina Casagrande, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possuo graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2004), mestrado em Linguística, na área de concentração em Aquisição da Linguagem, também pela UFSC (2007) e doutorado em Linguística, também com foco em aquisição da linguagem, pela UNICAMP (2010). Desde agosto de 2010 sou professora efetiva de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza-PR, atuando no curso de Letras - Português e Espanhol - Licenciatura. Neste contexto, desenvolvo investigações que agregam a questão da aquisição da linguagem, a variação linguística e o ensino de gramática na Educação Básica.

Downloads

Publicado

03-07-2025

Edição

Seção

Linguagem, Ensino e Aprendizagem