ESTUDO DO GÊNERO DISCURSIVO MEME EM PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM E DOS MULTILETRAMENTOS
Palavras-chave:
Linguística Aplicada; Dialogismo; Gênero Discursivo Meme; Prática de Análise Linguístico-Semiótica; Leitura.Resumo
Este estudo, a partir da análise dialógica na perspectiva da linguagem como interação e dos multiletramentos, focaliza o gênero discursivo meme. O corpus de análise delimita-se ao enunciado Um pouco mais, esquete Tigas e os 300 de Esparta, viralizada pelo humorista Thiago Ventura (2023), a qual é resultado de uma paródia da cena do filme 300, em que o Rei Leônidas, interpretado por Gerard Butler, é o personagem parodiado. A questão investigada é: em que medida os memes resultantes da esquete Tigas e os 300 de Esparta (Ventura, 2023) apresentam novos significados e sentidos conforme as diferentes intencionalidades em sua disseminação nas redes sociais? O objetivo geral é analisar os pressupostos teóricos relativos aos estudos dialógicos da linguagem e dos multiletramentos, a fim de compreender em que medida os memes resultantes da esquete replicam-se e (res)significam-se, materializando diferentes intencionalidades em sua disseminação. O percurso metodológico caracteriza-se como uma pesquisa teórica, fundamentada na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016[1976]; 2003[1979]; Volóchinov, 2018[1929]) e nos multiletramentos (Rojo; Moura, 2019; Rojo; Barbosa, 2015), de cunho qualitativo interpretativo, de acordo com a Linguística Aplicada – LA (Moita Lopes, 2006; Kleiman; Vianna; De Grande, 2019), com fins explicativos (Severino, 2007; Lima, 2008). A geração de dados acontece por documentação indireta, bibliográfica e documental. O método de análise principal é dialético, tendo como procedimentos secundários o método histórico e o comparativo. Como resultados parciais, compreende-se que os memes representam uma forma de comunicação digital, combinando elementos linguísticos e visuais para mediar mensagens de maneira rápida e eficaz. A apropriação do tom épico e exageradamente cômico na releitura do meme impulsiona sua ancoragem nas mídias sociais, de modo intertextual, já que a linguagem presente reforça seu tom irônico e as multissemioses combinadas que propiciam mais humor também são relevantes para a construção de significados e na produção de sentidos.