LEITURA DIALÓGICA E LETRAMENTO LITERÁRIO: EM BUSCA DE UMA ARTICULAÇÃO METODOLÓGICA PARA O TRABALHO COM LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Leitura Dialógica, Letramento Literário, Ensino de literatura, Elaboração didática, Formação de LeitoresResumo
A elaboração didática é um dos desafios da práxis docente, tanto para a proposição de material didático integral quanto para a análise e adequação dos materiais já prontos. Inserida no campo da Linguística Aplicada e fundamentada nos estudos do Círculo de Bakhtin e na proposta de Letramento Literário de Cosson (2014), esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma orientação metodológica que articule as abordagens da leitura dialógica e do letramento literário, visando à produção de materiais didáticos voltados à formação de leitores de literatura na educação básica. Acredita-se que a articulação entre essas duas abordagens pode favorecer práticas de leitura mais responsivas, críticas e sensíveis às experiências dos alunos. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com base em revisão bibliográfica e análise teóricometodológica de obras que tratam da leitura na perspectiva interacionista, dialógica e do letramento literário. Como resultado, espera-se construir um quadro-síntese que sirva de base para a elaboração de propostas didáticas, contribuindo com a formação inicial e continuada de professores. A pesquisa se propõe, assim, a enfrentar a distância entre teoria e prática no ensino da leitura, reforçando o papel da literatura como direito e como prática de humanização, e reafirmando o protagonismo docente na busca por alternativas viáveis no contexto educacional.