ESTUDO DOS MULTILETRAMENTOS EM PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: FORMAÇÃO REFLEXIVA CRÍTICA NO EJA
Palavras-chave:
Linguística Aplicada; Dialogismo; Formação Inicial Docente;Resumo
A delimitação temática deste estudo, em desenvolvimento, trata acerca do processo formativo inicial docente e os multiletramentos, a partir de um trabalho de regência no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Subprojeto Interdisciplinar de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Campus Realeza, Paraná, com foco no Núcleo de língua materna. A geração de dados é decorrente de quatro aulas ministradas em uma turma de 3º Ano de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola da Rede Pública Estadual, localizada na microrregião de Capanema, Paraná, no período do segundo semestre letivo de 2023. A pergunta de pesquisa que orienta a investigação indaga em que medida o desenvolvimento de capacidades relacionadas aos multiletramentos pode contribuir para o processo formativo inicial docente em língua materna, com fins a melhorar o ensino direcionado aos anos finais de EJA. Nesse prisma, o objetivo geral é analisar os pressupostos teóricos relacionados à formação inicial docente e aos multiletramentos para as práticas sociais, a fim de compreender a contribuição desse estudo para o ensino em EJA. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, fundamentada na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016[1976]; Volóchinov, 2018[1929]), nos multiletramentos (Rojo, 2013) e na formação reflexiva crítica de professores (Kraemer, 2014). É de cunho qualitativo-interpretativo, de acordo com a Linguística Aplicada, com fins explicativos. A geração de dados acontece por documentação indireta, bibliográfica e documental, a partir do estudo teórico e do corpus investigativo, bem como direta, por meio da pesquisa-ação. O método de análise principal é dialético, tendo, como procedimentos secundários, o método histórico, comparativo e monográfico. Como resultados parciais, entende-se que a experiência relatada neste trabalho reforça a importância de uma formação docente reflexiva crítica, capaz de articular teoria e prática, e aberta à inovação metodológica, especialmente em contextos tão desafiadores como a EJA.