A MUDANÇA DO OLHAR DO ACADÊMICO INGRESSANTE DE NUTRIÇÃO SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Shawanda Abreu Oliveira Unochapecó
  • Nádia Kunkel Szinwelski Unochapecó

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência positiva e transformadora sobre o olhar de acadêmicos do curso de Nutriçãoa respeito do Sistema Único de Saúde – SUS. No segundo semestre de 2017, durante o desenvolvimento do componente curricular Nutrição Social I do curso de graduação em Nutrição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, que tem como objetivo geral que o acadêmico compreenda as políticas e a legislação de saúde no país e suas implicações na saúde da população, foram utilizadas diferentes estratégias pedagógicas, como construção de painéis sobre o histórico da saúde pública no Brasil; entrevistas com a comunidade sobre a percepção destes sobre o SUS; pesquisa na mídia de notícias positivas e negativas sobre o SUS e apresentação do “Jornal da Saúde”; seminários sobre as políticas públicas de saúde com apresentação de vivência nos cenários de prática; filmes; discussões em grupos e aulas expositivas dialogadas. A referida disciplina é ministrada durante o segundo semestre do curso. Os acadêmicos chegam até a universidade com uma opinião formada sobre o SUS, e em sua grande maioria, o enxergam como um sistema ruim, injusto e ineficaz. Infelizmente, falar mal do SUS, tornou-se algo cultural. Na disciplina, os estudantes passam a analisar o sistema a partir do contexto histórico das políticas públicas de saúde no Brasil e do conhecimento de sistemas públicos de outros países. Assim embasados, eles passam por experiências de contato com os serviços e ações oferecidos e com os usuários do sistema público de saúde. Com o semestre finalizando, pode-se afirmar, pelos depoimentos dos acadêmicos, que as estratégias utilizadas contribuíram para que estes futuros profissionais de saúde melhorassem sua opinião sobre o SUS, e principalmente, entendessem a sua importância na construção de um sistema público de saúde melhor.
Publicado
21-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde