Experiência no Consultório na Rua: Pintando Saúde

  • Gabriela Dutra Cristiano RIS/GHC
  • Luiza Machado Piccoli RIS/GHC
  • Carla Félix dos Santos Consultório na Rua/GHC

Resumo

Este trabalho tem objetivo de relatar a experiência de inserção das residentes do núcleo de psicologia e do núcleo de serviço social da Residência Multiprofissional em Saúde, no “Consultório na Rua: Pintando Saúde” (CnaRua), pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Porto Alegre – RS - Brasil. O CnaRua Pintando Saúde compõe estrutura da Atenção Primária do serviço da Saúde Comunitário do GHC, que presta atendimento às pessoas adultas em situação de rua. A APS é lócus potente de trabalho em saúde mental, visto que atua no âmbito da comunidade, articulada a serviços especializados em saúde mental, e mantém uma perspectiva de trabalho que visa a melhoria de qualidade de vida, utilizando-se de variadas estratégias. Parte do trabalho do Consultório na Rua é voltada à garantia de direitos de usuários/as e acesso aos serviços, tendo em vista as vulnerabilidades e estigmatização das pessoas em situação de rua. Durante esta vivência foi possível acompanhar o trabalho de articulação com a rede de serviços, reuniões de equipe, matriciamento, atendimentos individuais e de grupos, educação permanente, participação em atividade de movimentos sociais e acompanhamentos terapêuticos. Conclui-se que esta vivência é potente para garantia de um processo de ensino em serviço mais abrangente e qualificado, tendo em vista a experiência de um trabalho voltado para o fomento dos princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde brasileiro.

Biografia do Autor

Gabriela Dutra Cristiano, RIS/GHC

Assistente Social Residente do Programa de Saúde da Família e Comunidade do Grupo Hospitalar Conceição, mestra em Serviço Social pelo PPGSS/PUCRS, gabrieladutracristiano@gmail.com.

Luiza Machado Piccoli, RIS/GHC

Psicóloga Residente do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, Mestra em Saúde Coletiva pela UNISINOS, luiza.piccoli@gmail.com.

Carla Félix dos Santos, Consultório na Rua/GHC

Enfermeira, assistente de coordenação do Consultório na rua: Pintando Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, mestra em Saúde Coletiva pela UFRGS, carlafelixbiscuit@hotmail.com.

Publicado
22-03-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde