https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/issue/feed Congresso Internacional de Educação da UFFS LS - Território Cantuquiriguaçu 2024-04-19T10:27:21-03:00 Vitor de Moraes territoriocantuquiriguacu@gmail.com Open Journal Systems <p style="text-indent: 1cm; line-height: 150%;" align="justify">O evento (CANTU) tem como propósito dar continuidade ao processo de estudos e debates sobre a implementação de políticas públicas no território da Cantuquiriguaçu. Irá propiciar a apresentação de resumo expandido.</p> https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/20463 A NECESSIDADE DE DESMILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITAR 2024-04-19T10:25:55-03:00 MARIA ELOÁ GEHLEN maria.gehlen@uffs.edu.br <p>Tendo como base de reflexão as Escolas Cívico-Militar no Paraná, este trabalho trata da necessidade de desmilitarização das Escolas Públicas Cívico-Militar, que pululam pelo país.&nbsp;O objetivo é compreender como funcionam estas escolas públicas e quais as finalidades para as quais foram criadas. A metodologia é qualitativa e consiste em pesquisa bibliográfica, na legislação, na decisão de uma juíza gaúcha e uma ação impetrada pelo Ministério Público Federal do Acre (MPF) e nos relatos de um estudante de Apucarana, PR, de uma mãe de Londrina/PR, que possui um filho em uma escola cívico-militar.&nbsp;Trata-se de perquirir-se por que foram criadas estas escolas públicas no governo federal passado (2019-2022), quando o país passava pela turbulência de um sistema autoritário, que não conversava com o setor educacional. Também, é peremptório perguntar por que não existem escolas cívico-militar na esfera educacional privada?</p> 2024-04-17T19:20:10-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/20498 MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS 2024-04-19T10:26:25-03:00 Tayrane Cassana Sebastião tay.cassana@gmail.com Regis Clemente da Costa regis.clemente@uffs.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Esse trabalho é parte dos resultados do Projeto de Pesquisa Memórias e trajetórias: luta pela terra, educação e projeto societário que tem como objetivo geral pesquisar a trajetória das pessoas que dão nome às instituições escolares nas áreas de reforma agrária (assentamentos e acampamentos) nos municípios sob jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, PR, e de pessoas que atuaram em espaços de educação não formal junto aos movimentos sociais em torno da questão agrária, bem como a crítica social e a práxis desses sujeitos, buscando identificar o projeto societário a que se vinculam e constroem, com base no conceito gramsciano de intelectual orgânico.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa se insere na área de estudos da História da Educação quando trata das instituições escolares e da História Intelectual quando trata das pessoas que dão nome a essas instituições. A História Intelectual está inserida em um movimento de compreender os sujeitos denominados 'intelectuais’, por sua postura e atuação perante as causas da sociedade, no que diz respeito aos chamados valores universais, às causas da justiça e da verdade, que perpassam as questões políticas. A compreensão sobre o conceito de intelectual está embasada na perspectiva de Antônio Gramsci como mediador, dirigente e organizador da cultura e seu trabalho não se esgota na produção do conhecimento científico, artístico ou filosófico, mas está ligado com a organicidade da sociedade e com a elaboração e efetivação de um projeto de sociedade voltado à classe à qual pertence, como partícipe das ações culturais.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">As atividades da pesquisa tiveram início no dia 1º de setembro de 2023. Importante salientar que a pesquisa conta com financiamento da </span><span style="font-weight: 400;">Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Como forma de obtenção de fontes para a pesquisa foram realizadas buscas junto ao Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO), em Laranjeiras do Sul, PR, ao Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak (Escola Base) e </span><span style="font-weight: 400;">ao Centro de Memória Terra e Povo localizados no município de Rio Bonito do Iguaçu, PR.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Foram </span><span style="font-weight: 400;">identificados os </span><span style="font-weight: 400;">assentamentos e acampamentos da reforma agrária nos municípios de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul – PR e as escolas municipais e estaduais existentes nesses espaços. Até o momento foram identificadas 23 áreas de assentamento e 7 áreas de acampamentos da reforma agrária nos municípios que compõe Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul (Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond) que é a área de abrangência do projeto. Em relação às escolas/colégios existentes nesses assentamentos e acampamentos, até o momento foram identificados: 8 colégios estaduais; 13 escolas municipais e 4 escolas itinerantes, totalizando 25 escolas em funcionamento.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Nessa etapa da pesquisa estão acontecendo visitas a todas as escolas identificadas a fim de reunir materiais, documentos e depoimentos que contribuam para o registro sobre o contexto da fundação das escolas e a história e a trajetória das pessoas que dão nomes a essas escolas. Nas visitas às escolas também busca-se informações de pessoas da comunidade envolvidas com a luta pela reforma agrária e com a conquista dos assentamentos e acampamentos que possam contribuir com relatos orais, documentos, escritos, reportagens, sobre os sujeitos pesquisados.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Os resultados parciais apontam para escolas criadas pelos sujeitos envolvidos com a luta pela reforma agrária a fim de atender os filhos das famílias dos acampados, desde o momento da formação do acampamento, como forma de garantir o direito à educação e o acesso ao conhecimento. A criação dessas escolas vem acompanhada da mobilização dos camponeses em torno das políticas públicas da reforma agrária, da saúde, da educação, do transporte, da moradia e da produção. Como resultado parcial, é possível observar que os nomes das escolas identificadas até o momento, em sua maioria, estão ligados a pessoas que tiveram alguma inserção e atuação na defesa dos direitos humanos, no combate às desigualdades sociais, na defesa da transformação social, na defesa da reforma agrária e na defesa da garantia do acesso à educação dos camponeses e dos seus filhos/as.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Observa-se também que nem todos os assentamentos e acampamentos tem escolas e ainda que algumas escolas foram criadas e com o passar dos anos foram cessadas ou fechadas. Sobre o fechamento das escolas, os relatos apontam como principal motivo a diminuição do número de famílias no campo e consequentemente a diminuição do número de crianças no campo. Esses relatos, no entanto, requerem estudos mais aprofundados a fim de identificar outros fatores que possivelmente possam interferir nesse fechamento.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Nessa busca por fontes foi mencionada a atuação da Irmã Lia, uma religiosa ligada à Igreja Católica que atuava junto aos acampados e assentados da reforma agrária na região. Os resultados parciais sobre Irmã Lia apontam para um dos objetivos específicos que é a busca por pessoas que atuaram nos espaços de educação não formal no processo de luta pela reforma agrária.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">As próximas etapas da pesquisa envolvem a finalização das visitas às escolas a fim de reunir documentos sobre essas escolas, entrevistas com lideranças das comunidades e análise das fontes a fim de compreender a relação entre o nome das escolas e a criação das escolas, e a trajetória das pessoas que deram nomes a essas instituições escolares nas áreas de acampamentos e assentamentos em questão.&nbsp;&nbsp;</span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">História da Educação, Intelectual Orgânico, História Intelectual</span></p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Instituição financiadora:</strong><span style="font-weight: 400;"> Fundação Araucária</span></p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/20501 Titulação das terras de reforma agrária 2024-04-19T10:27:21-03:00 Fábio Luiz Zeneratti fabio.zeneratti@uffs.edu.br Wesley Felipy de Lima Batista limawesleylimalima0@gmail.com <p>Este ensaio apresenta parte dos resultados da pesquisa intitulada “Reforma Agrária e Titulação dos Assentamentos Rurais: os impactos na territorialização camponesa no período de 2019 a 2022”, aprovada no EDITAL 73/GR/UFFS/2023: GRUPO 1, e conta com apoio financeiro da Fundação Araucária. A pesquisa tem como objetivo compreender os impactos da titulação dos lotes de reforma agrária na manutenção das frações territoriais conquistadas pelos camponeses, tendo em vista a importância dos movimentos socioterritoriais para a permanência dos camponeses no campo. A metodologia é de base qualitativa, com estudo bibliográfico. Conclui-se que o risco da política de titulação dos assentamentos de reforma agrária levar a comercialização dos lotes de reforma agrária, ou a desarticulação dos movimentos socioterritoriais, é de baixa probabilidade.&nbsp;</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/20511 O CONTEÚDO DE ANUROS NA REDE ESTADUAL PÚBLICA DE ENSINO DO PARANÁ: 2024-04-19T10:17:10-03:00 Maria Luiza Reviliau marialuizareviliau@gmail.com Josimeire Aparecida Leandrini jeleandrini@uffs.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste trabalho foi analisar os livros didáticos de ciências do ensino fundamental e de biologia do ensino médio, para avaliar a adequação do conteúdo de anfíbios de acordo com a BNCC. Seguindo o que sugere a BNCC, verificou-se que o conteúdo de anfíbios foi abordado no livro “Ciência, sociedade e ambiente” porém de uma forma bem rasa. Todo o conteúdo “animais” está descrito em apenas 1 página, trazendo as características gerais de todos os animais. O livro apresentou também duas planilhas, uma com os grupos de animais vertebrados e outra dos animais invertebrados e os seus principais representantes. Não foram encontradas sugestões de materiais complementares e nem imagens de anfíbios. Além disso, o livro também não abordou as questões de ecologia e conservação.&nbsp;</span></p> 2024-04-18T14:26:44-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/20502 AGROECOLOGIA E FEMINISMO CAMPONÊS E POPULAR: UMA ANÁLISE ACERCA DAS AÇÕES DO MMC NO PERÍODO DE 2015 A 2022. 2024-04-19T10:19:28-03:00 Gracieli Cristiani Schroeder gracielicristiani@hotmail.com Líria Angela Andrioli liria.andrioli@uffs.edu.br <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong>A presente pesquisa tem por objetivo compreender como a agroecologia está presente no feminismo popular e camponês do Movimento de Mulheres Camponesas/Brasil, perfazendo uma análise entre os anos de 2015 a 2022 a partir do Banco de Teses e Dissertações da Capes e do site do MMC. A agroecologia compreende uma diversidade de sujeitos, de modos de vida, de práticas sociais e culturais que caminham na perspectiva de uma intencionalidade emancipadora e na defesa pela vida e de uma nova epistemologia ambiental, num diálogo de saberes entre o conhecimento científico e popular. Trabalha-se com a hipótese de que as mulheres camponesas aproximam a agroecologia à sua materialidade de vida onde principalmente a partir de suas práticas cotidianas contribuem na promoção da saúde e fortalecem os laços na luta por um mundo mais justo e igualitário nas relações humanas. Aprofundar essa perspectiva, a partir de trabalhos acadêmicos e materiais disponíveis no site oficial do MMC é um dos objetivos deste trabalho. A metodologia utilizada será de natureza&nbsp;&nbsp; bibliográfica. Sendo assim, no primeiro capítulo busca-se compreender a agroecologia nos aspectos conceituais e sua abrangência no contexto social, vislumbrando a presença das mulheres nesses processos. O segundo capítulo dedica-se a explanar e refletir sobre os movimentos de mulheres no campo, seu desenvolvimento e sua relação com a <em>mãe terra</em>. Por fim, o terceiro capítulo demonstra como o feminismo popular e camponês está presente nas ações e atuações agroecológicas do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC/BRASIL), a partir do recorte dos anos de 2015 a 2022.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>Palavras-Chave:&nbsp; Agroecologia. Feminismo Camponês e Popular. Mulheres. Movimento de Mulheres Camponesas</p> 2024-04-19T09:20:25-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/20500 A EDUCAÇÃO PÚBLICA PARANAENSE E AS PARCERIAS COMO OS INSTITUTOS E FUNDAÇÕES DE CAPITAL PRIVADO NA GESTÃO DO GOVERNADOR RATINHO JUNIOR (2019-2022) 2024-04-19T10:20:46-03:00 Maria Eunice Eunice Martchuk da Costa nicemartchuk@gmail.com <p>Este texto traz um resumo dos resultados da pesquisa que foi defendida no PPGE da UEPG, em fevereiro de 2024. A pesquisa em tela teve como <strong>objetivo geral</strong> analisar as influências do modelo gerencialista empresarial nas políticas educacionais do governo paranaense nos anos de 2019 a 2022, primeiro mandato de Ratinho Junior com uma forte presença das políticas neoliberais efetivadas nas parcerias com o empresariado, buscando desvelar a complexa rede de influências dos reformadores educacionais e empresários, que sustentam o modelo gerencialista empresarial adotado pela gestão do governo Ratinho Junior e levadas a cabo pela Secretaria Estadual de Educação.</p> 2024-04-19T09:22:55-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/20530 O USO DE PLANTAS MEDICINAIS KAINGANG NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO COLÉGIO RURAL ESTADUAL INDÍGENA RIO DAS COBRAS 2024-04-19T10:14:44-03:00 Viviane Kellen Vygte Barão vivikellenvygte@gmail.com Betina Muelbert Betina.muelbert@uffs.edu.br Cristiano Augusto Durat cristianodurat@uffs.edu.br <p class="western" style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm; background: #ffffff;" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">Este trabalho trata da análise do uso das plantas medicinais Kaingang na disciplina de Ciências no Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras, assim, como seus desdobramentos no âmbito da educação escolar indígena diferenciada considerando a observância e a prevalência da cultura Kainagang dentro do espaço escolar. O presente estudo tem como objetivo evidenciar </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">as alternativas para a preservação das plantas medicinais Kaingang dentro da escola indígena, afim de contribuir com o fortalecimento e da importância dessa prática cultural milenar da comunidade Kaingang da Terra indígena Rio das Cobras. O presente estudo foi embasado nas referências bibliográficas, </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">na metodologia (auto) biográfica e no seu instrumento de coleta de dados, isto é, na entrevista narrativa.</span></span></p> 2024-04-19T09:25:04-03:00 ##submission.copyrightStatement##